sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Salta, La Linda

Saímos de Santa Cruz rumo sul, em direção á Argentina. Estrada boa, pouco movimento, curvas suaves, parecia que bailávamos enquanto a moto vencia a distância. Neste trecho, há que ter-se um pouco de cuidado, pois é grande o número de animais – vacas, cabritos, porcos - cruzando a pista.
Em uma gasolinera de VillaMontes encontramos um grupo de motociclistas bolivianos e italianos, também indo para a Argentina. Cumprimentos de praxe, foto para recordação.
Em Yacuiba, a fronteira. Trâmite normal, rápido, funcionários atenciosos. Nada de fotocópias. Num instante, e já estamos na Argentina.
À medida que a Bolívia ia ficando para trás, vinha-me à memória os bons momentos que lá passamos. Nenhum contratempo tivemos. Em todos os locais, sempre fomos muito bem recebidos e bem tratados. Nas poucas vezes que fomos parados pela polícia caminera, era somente para saberem de onde vínhamos e para onde íamos, para logo em seguida nos darem as boas vindas e desejarem boa viagem. Já estou começando a sentir saudades da Bolívia. Algum dia, haveremos de voltar, para rever os amigos que lá fizemos, especialmente o Maico, em La Paz, e a Cynthia, em Oruro.
Agora, temos a Argentina pela frente. Nossa velha conhecida, nossa grande rival no futebol.
Pernoitamos em Tartagal, hotel Las Alicias.
Chegamos a Salta por volta do meio dia. Instalamos-nos no Hotel Ghala, e fomos para o primeiro compromisso: almoçar um suculento bife de chorizzo no restaurante La Rinconada, acompanhado de uma geladíssima Quilmes. Que delícia!
O restante da tarde ocupamos para nos organizar para o passeio de amanhã, no “tren a las nubes”. Muita expectativa para esse passeio.