quarta-feira, 14 de setembro de 2011

De Lima a Pasto, na Colômbia

Saímos de Lima bem cedo, para evitar os congestionamentos no trânsito matinal. Em vão. Levamos quase duas horas para chegar à rodovia Panamericana. Nesse oitavo dia, pernoitamos em Chiclayo, no Hotel Costa Del Sol.
Dia seguinte, uma rara oportunidade: visitamos o Museu do Señor de Sipan, em Lambayeque. Impressionante!
Viajamos o dia todo por uma região bastante árida. Ao final do dia, chegamos a Tumbes, já na fronteira com o Equador, e nos hospedamos no Hotel Costa Del Sol (homônimo da noite anterior). Aí tive a oportunidade de fazer minha estréia como jogador. No cassino do hotel comprei S/.10,00 (dez soles) em fichas e me entreguei às máquinas caça níqueis. Não sei por quanto tempo me dediquei ao jogo, mais olhando do que apostando, mas, ao final, consegui um lucro de cem por cento. Nada mal, para um principiante.
Dia seguinte, fronteira com o Equador, com uma aduana de trâmite complicado (por ali passamos em 2005). Mas tudo mudou. Mudaram-se do congestionado formado pela junção de duas cidades (Águas Verdes, no Peru, e Huaquillas, no Equador), para uma região afastada, longe dos ambulantes e curiosos, onde fomos recebidos pelos irmãos Boada, de Ambato, que nos auxiliaram nos trâmites e nos escoltaram até sua cidade, onde chegamos à noite.
Em Ambato nos hospedamos no hotel Sahra, de propriedade da família Boada.
O décimo primeiro dia de viagem, em Ambato foi de folga, que usamos para, com os amigos, conhecer a região, especialmente o vulcão Tungurahua, que naqueles dias estava ativo, liberando grandes rolos de cinzas e gazes, entre rugidos que se ouvia a quilômetros.
Aí conhecemos Vinny Bikers, de Quito, que veio nos buscar para seguirmos viagem. No caminho, passamos pela sua finca, grande produtora de rosas para exportação, onde vivemos momentos de pura magia, em meio a tantas e belas flores. As rosas equatorianas estão entre as mais belas do mundo.
Vinny nos hospedou em sua casa, onde fomos muito bem recebidos por toda a sua família.
E para as motos, tratamento especial na Roger's Cycles Latitud Zero, concessionária Harley Davidson para a região, onde fiz a revisão dos oito mil da minha Ultra.
Ontem à noite, mais uma agradável surpresa: Vinny Bikers, sua esposa e filha fizeram para o jantar um espetacular assado de picanha uruguaia. Estava fantástico. Perfeitos anfitriões. Abrilhantando o jantar, a presença do PHD Patrício, do PHD Lutz e esposa.
E para fechar com chave de ouro nossa passagem por Quito, hoje tivemos a honra de ser escoltados por Vinny Bikers e Patrício até próximo à fronteira com a Colômbia, com direito a um delicioso café com esquisitos biscoitos da abuela, na despedida.
Em Tulcan, ainda no Ecuador, nos chamou a atenção a presença de militares do exército em todos os postos de gasolina. E haja fila de carros. Descobrimos que eles controlam o abastecimento dos veículos: apenas dez dólares para cada. Esse controle é para evitar o contrabando de gasolina, do Ecuador para a Colômbia, devido à grande diferença de preço. Enquanto que no Ecuador, o galão de gasolina com 3,75 litros custa 2 dólares (a moeda corrente é o dólar norteamericano), na Colômbia o mesmo galão é vendido por 6.000 pesos colombianos (algo em torno de 3 dólares).
A passagem de fronteira foi tranqüila, tendo sido muito bem atendidos em ambos os lados, inclusive tivemos cortesia de aduaneiros colombianos para agilizar os trâmites, xerocando todos os nossos documentos.
Na Colômbia existem algumas regras especiais para motociclistas: devem usar jaleco refletivo, com a placa da moto, que também deve estar gravada no capacete. E ter um seguro especial. Entramos em Ipiales, a cidade fronteiriça, para as devidas providências. Foi o maior sufoco. Tivemos que nos socorrer com um motoboy, que prontamente nos conduziu pelas estreitas e movimentadas ruelas, para, nos lugares certos, cuprirmos as exigências.
Neste décimo quarto dia de viagem, 11 de junho, pernoitamos em Pasto, na Colômbia.
Vulcão Tungurahua, Equador

Museu do Señor de Sipan, Peru

Os irmãos Jorge e Santiago Boada, de Ambato, Equador.