segunda-feira, 30 de setembro de 2013

San Luis Obispo

Sábado, 28 de setembro
Saindo de Oakland, cruzamos pelo centro de San Francisco e logo pegamos a CA-1, e seguimos rumo sul, sempre pelo litoral. Passamos por Half Moon Bay – acho que ali é a capital universal da abóbora: nunca vi tantas – e Santa Cruz. Belas paisagens, sempre com o Oceano Pacífico à nossa direita. Região de muitas plantações onde se destacam além da abóbora, beterraba, alcachofra e morangos.



Monterey

Baia de Monterey


Em Monterrey paramos para pernoite. Não demos sorte. Havia na região encontro de motos, e os hotéis estavam todos lotados. Como aqui funciona a lei da oferta e procura, os preços estavam lá em cima. Mas precisávamos ficar por aqui, para no dia seguinte visitar o famoso aquário da cidade.
Hospedamos-nos no Discovery Inn por exorbitantes US$179,00 (um bom motel, mas não para isso tudo).
Domingo, 29 de setembro
Começamos o dia visitando o Monterey Bay Aquarium, o maior aquário dos Estados Unidos. Mais de 500 espécies reproduzem a rica vida marina na área da baía de Monterey. E de quebra, visitamos também Cannery Row, área portuária de seis quadras, ao lado do aquário, retratada por John Steinbeck em seu livro “A Rua das Ilusões Perdidas”, que já foi o endereço de mais de 20 fábricas de sardinhas em lata, pescadas na baia de Monterey. Por volta de 1945 as sardinhas desapareceram, provavelmente pela pesca excessiva, e o local foi abandonado. As fábricas acabaram demolidas ou incendiadas. Os poucos prédios que restaram, hoje são ocupados por lojas e restaurantes modernos (Fonte: Guia Visual Folha de S. Paulo).
Prefeitura de Monterey

Monterey Bay Aquarium

Estranhas criaturas no aquário
Na sequência, conhecemos Pebble Beach – 17-Mile Drive. Este local de nome intrigante, chamou nossa atenção. O que será isso? Fomos conferir. Pagamos US$9,75 para entrar (o carro) e no folder que ganhamos (ganhamos?) assim descreve a região: “Bem-vindo a uma das mais famosas unidades de paisagem do mundo. Por favor, siga a linha vermelha tracejada na estrada e os marcadores 17-Mile Drive para fazer o seu caminho através da majestosa floresta Del Monte e ao longo da dramática (...) costa do Pacífico. Maravilhe-se com os maiores tesouros da natureza, veja os maiores marcos de golfe e desfrute de visitar Pebble Beach”.
O lugar é muito bonito, que começa por uma estrada bem cuidada através de um belo bosque nas montanhas, para logo chegar ao mar, onde condomínios, campos de golfe e resorts estão estrategicamente construídos para o deleite de seus sócios e proprietários. Para nós turistas, somente visitar e apreciar as belas paisagens.
Em Pebble Beach
Colada a Pebble Beach está Carmel-by-the-Sea, uma cidade sem sinais de trânsito, sem fios de luz, sem letreiros... Diversos estilos marcam as casas desta linda cidadezinha na encosta de uma montanha sobre o oceano.


 Continuando pela CA-1, chegamos a San Luis Obispo, já no final da tarde. Essa rodovia que segue sempre pela costa, é muito bonita, quase sempre se avistando o oceano. Em muitos pontos, está pendurada em barranco com precipícios de várias dezenas de metros. Há que se ter muito cuidado, e observar os limites de velocidade, que via de regra, variam de 15 a 35 milhas por hora. Não é uma rodovia para quem está com pressa de chegar.
Bixby Bridge

Aspecto da CA-1

A CA-1

Praia dos elefantes marinhos. Todos "sestiando"

Menos esses dois. Parece que estão de namoro

Hearst Castle, em San Simeon

Morro Rock, em Morro Bay

Jantinha, em San Luis Obispo


Estamos no Sands Inn & Suites. Muito bom.

Nenhum comentário:

Postar um comentário