segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Mount Shasta Scenic Mountain Drive

Domingo, 22 de setembro
Saindo de Redding, seguimos pela I-5 até a cidade de Mount Shasta, aos pés do vulcão de mesmo nome. Como somos atraídos por montanhas e vulcões, resolvemos subir dito, até onde o carro pudesse ir. Para tanto, seguimos pela Everitt Memorial Highway, que escala o monte até um ponto chamado Ski Bowl Trail, a 7.900 pés de altitude, equivalente a 2.410 metros, e o que vimos foi de encher os olhos. Na noite anterior nevou forte na região, e hoje pela manhã encontramos o morro ainda coberto pela neve. Espetáculo impressionante! Mas a neblina, novamente a neblina, sempre a neblina, estragando nossa visita. Até quando?
O Monte Shasta tem 4.316 metros de altitude. Visível a mais de 160 quilômetros de distância, geralmente coberto de neve, é um dos pontos favoritos dos alpinistas.
Subindo para Mt. Shasta

Aí está ele, visto da I-5 (Foto feita em 2010, quando fomos para o Alasca)
Deixando Shasta, continuamos rumo norte pela I-5 até Grants Pass, no Oregon, onde mudamos para a US-199 e seguimos rumo sudoeste, em direção a Crescent City, retornando para a Califórnia.
Ainda sobre a I-5, notamos que é a rodovia com maior movimento de caminhões que vimos em nossas andanças. Esses caminhões, normalmente grandes carretas, viajam sempre em grande velocidade, não congestionando a estrada e nem atrapalhando o trânsito de carros pequenos.
Aliás, temos observado que é intensa a movimentação de cargas via ferroviária. Grandes composições, com dezenas e dezenas de vagões, puxados por três, quatro e até cinco locomotivas, fazem o transporte de mercadorias, desafogando sobremaneira as rodovias. Aí está um bom exemplo de como resolver o grave problema do congestionamento das rodovias brasileiras.
A poucas milhas de Crescent City, está o Jedediah Smith Redwoods State Park. Nos 3,7 km2 deste parque encontram-se as mais fantásticas sequóias existentes no litoral. Uma pequena estrada para carros pequenos percorre o parque por cerca de 10 milhas, espremendo-se entre as gigantescas sequoias. Imperdível! É a Howland Hill Road.

Em Crescent City estamos hospedados no Travelodge.