terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

Solução à Brasileira


Terça-feira, 19 de fevereiro.
Conheci o Nilson quando fazíamos o check-in no Hotel Stars, em Saint Laurent Du Maroni. Ele estava trabalhando na portaria do hotel. Recebeu-nos falando francês, mas logo nos identificamos como brasileiros e então ele também passou a falar em português. Natural da Guiana Francesa morou muito tempo no Amapá. Falei-lhe sobre nosso problema, e ele muito tranquilamente respondeu, amanhã resolveremos isso. Indicou-nos um bom restaurante para jantarmos, ajudou-me na conexão com a internet, e combinamos nos encontrar na manhã seguinte, para liberarmos a moto.
Com o meu amigo Nilson, o nosso Anjo da Guarda na Guiana Francesa
A noite foi longa. O relógio literalmente parou. Não conseguia dormir, e o meu pensamento girava em torno da moto, que estava lá no quartel da polícia, para onde fora levada por motivo de segurança. Estava imaginando uma maneira de fazer o tal seguro para liberar a moto, quando Terezinha perguntou, como faremos para liberar nossa moto que está presa no quartel da polícia?
A moto não estava presa no quartel da polícia. Foi para lá levada por motivo de segurança, já que não poderia ter entrado no país sem o tal seguro, e não poderia ficar na área da aduana aguardando solução, por falta de segurança na área. Mas isto, na prática, significa moto presa! Como vou fazer agora para reaver nossa moto? Como vou entrar no quartel da polícia e pegar a nossa moto? Gelei e senti um estranho gosto de “vou entrar em pânico”.
Finalmente amanheceu. Como combinado, Nilson apareceu e fomos logo para o escritório de uma seguradora. Para minha surpresa, um dos que tínhamos ido ontem, com o oficial da aduana. A moça atendente me reconheceu. Nilson falou com ela em francês, e ela respondia a ele em francês, olhando para mim. E eu nada entendia. Em seguida ela me pediu os documentos da moto e o seguro pessoal, meu e de Terezinha, e fez uma ligação telefônica. Mais tarde descobri que ela ligou para o chefe da Polícia e explicou a situação do seguro da moto. Quando desligou, disse que deveríamos procurar o chefe da Polícia.
E foi o que fizemos. Ele ouviu atentamente as explicações do Nilson, examinou os documentos que eu tinha (passaporte, visto e seguro pessoal), conversou com um assessor, e falou para o Nilson, em francês, mas que eu entendi perfeitamente: podem levar a moto. Ela está liberada.
Voltei a respirar. Terezinha não cabia em si de tanta alegria.
Em poucos minutos já estávamos partindo. Mas antes, nosso muito obrigado ao Nilson, que com muita competência, tranquilidade e camaradagem, dedicou horas de sua folga para nos ajudar, e devolver-nos o prazer pela viagem de moto. Merci, mon ami!
A rodovia N1 na Guiana Francesa

Em direção a Caiena

Estamos no caminho certo!

Apesar de não ter acostamento, é uma excelente estrada. Pouco movimento.

Ponte estreita: não avançar se vier outro veículo.

Monumento na entrada de uma cidade, em forma de moto.
A estrada para Caiena é maravilhosa. Pavimento em perfeitas condições, e algumas curvas para quebrar a monotonia. Mas hoje pilotei com muito cuidado e dentro dos limites de velocidade, pois me avisaram que teríamos muitas barreiras policiais pelo caminho.
Arredores de Caiena

Estamos chegando!

A Grande Guerreira, no estacionamento do Novotel - sombra

Novotel Caiena

Saúde!

Um panini de frango delicioso!

Deck do Novotel. Ao fundo, o Mar do Caribe

Cité Administrative Guyane La Région

Consulado brasileiro em Caiena
Caiena é uma cidade horizontal, bonita e limpa, diferente de todas que vimos por aqui. O trânsito flui normalmente, sem congestionamentos. Um belo lugar para se viver.
Olha eu aí, no Mar do Caribe

Terezinha também foi!

Rua do centro de Caiena

Praça central de Caiena

Prefeitura de Caiena

Praça Central de Caiena
A praça, em outro ângulo

Mais praça

Avenida Général de Gaulle, Caiena

Centro de Caiena
Estamos hospedados no Novotel, e faltam duzentos quilômetros para chegamos ao Brasil, em Oiapoque, no Amapá. Acho que faremos isso amanhã.

10 comentários:

  1. Ufa, já estava me preparando pra ir até aí pegar aquele policial intransigente. Que bom que essa viagem interessante vai continuar em paz. Bjo pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Fê! Agora que estamos no Brasil, podemos respirar aliviados.
      Abração

      Excluir
  2. Uma interessantes passagem desta viagem. Fiquei impressionado com sua tranquilidade para conduzir a solução do problema, com a ajuda do Nilson. A sensatez do chefe de polícia foi, sem dúvida, o que se espera de um funcionário público sério. Coisas da cultura francesa, sem dúvida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Roque! Não conheço muito bem os franceses, mas me parece que eles são muito atrelados a regulamentos. E regulamentos rígidos. Parece que são do tipo que querem cumprir uma ordem mesmo inexequivel. Mas graças à intervenção do meu amigo, e ao bom senso do chefe de polícia, reavemos a moto e pudemos prosseguir.
      Abraço

      Excluir
  3. Pois é..., eu estava "um pouco tranquila" pois tinha certeza dos filhos de vocês. Mas com calma sempre irá aparecer alguem em algum lugar para nos estender a mão... Sigam com Deus.
    Manja, Serra e Lili

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Manja! Nós motociclistas sempre encontramos, em qualquer parte do mundo, um anjo para nos ajudar. Isso é privilégio de quem viaja de moto. Sempre fazendo amigos.
      Abraço para você, Serra e Lili.
      Osmar e Terezinha

      Excluir
  4. Tenho certeza de que com sabedoria, irão se sair bem de todos os problemas!!! Que tenha "Deus" em seus caminhos sempre...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Mermão! Paciência é a chave da solução. E no exterior, há que se ter muita.
      E vamos em frente.
      Osmar e Terezinha

      Excluir
  5. Ainda bem que tudo foi resolvido.......que sufoco !!!!
    abração a voces e boas estradas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Jacob! Confesso que tremi na base... Mas com muita paciência e conversa, a gente acaba resolvendo qualquer situação.
      Abraço,
      Osmar e Terezinha

      Excluir