segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Puerto Suarez


O sábado amanheceu chuvoso. Chuviscos, na verdade. Tudo conforme a previsão dos meteorologistas. Mas aquele 29 de setembro estava marcado para iniciarmos nossa viagem até La Paz, na Bolívia, para participarmos de mais um encontro de motos Harley Davidson, organizado pelos nossos amigos bolivianos, capitaneados por Maico, que ano passado nos recebeu com muita simpatia na sua cidade. Vamos voltar lá para revê-lo e tantos outros amigos que lá se encontrarão.
Parada para lanche, em Imabú - PR
Antes das dez de manhã já estávamos em Curitiba, onde nos encontramos com o Volnei, de Curitibanos, com quem dividiríamos a estrada. Nós em nossa Ultra 2009, e ele em sua Fat Boy 2011. Agora éramos duas motos, duas possantes Harleys, que com seus roncos inconfundíveis, espantaram qualquer ameaça de chuva.
Obras à frente!
Com tempo bom, muito sol, chegamos a Maringá, local previsto para o pernoite daquele dia. Ficamos no Hotel Ibis.
Domingo, 30 de setembro. Saindo de Maringá, deixamos o nosso tradicional caminho até Presidente Prudente para, pela Raposo Tavares ir ao Mato Grosso do Sul, mais precisamente Campo Grande, e por sugestão do Volnei, seguir por outra estrada, em direção a Nova Londrina, e dali passar para o Mato Grosso do Sul, cruzando o rio Paraná na represa Porto Primavera, saindo em Nova Andradina. Não é um bom caminho, apesar de ser alguns míseros quilômetros mais curto. Ocorre que por ali, na região do Pontal do Paranapanema, o asfalto é muito ruim. Por dezenas e dezenas de quilômetros, buracos e mais buracos na pista impedem velocidade superior a sessenta por hora, atrasando sobremaneira a viagem. Não indico este caminho para ninguém.
Retas intermináveis, no Mato Grosso do Sul

Belas paisagens
Pensávamos dormir em Campo Grande, mas como ganhamos uma hora devido ao fuso horário, resolvemos adiantar a viagem e fomos até Aquidauana, onde o Volnei teve a oportunidade de visitar o Rubens, seu colega de faculdade, que por lá reside. À noite ele nos recebe em sua casa, e na companhia de sua simpática esposa, nos brindam com suculento churrasco. Picanha acompanhada com mandioca cozida. E muita cerveja geladinha. Hummmmm! Bom demais.
Dormimos no hotel Beira-rio.
Em Aquidauana, com os amigos Neulma, Menatti e Rubens

Mais retas...
Segunda-feira, 1º de outubro. Logo pela manhã, uma agradável surpresa. Menatti e sua esposa Neulma de Campo Grande, nos encontram no hotel e se juntam a nós. Estão indo com uma Harley Dyna Super Glide 2011 até La Paz visitar uns amigos. Ótimo, agora somos cinco pessoas em três motos.
Desde que entramos no Mato Grosso, tenho usado muito o piloto automático, aproveitando as longas retas e o excelente estado do asfalto. Muito prático.
Próximo ao meio dia chegamos a Corumbá e fomos logo para a passagem da fronteira. Primeiro precisamos “dar a saída” em nosso passaporte na polícia federal brasileira, para depois iniciar os trâmites junto às autoridades bolivianas. Mas para nossa surpresa hoje é feriado por lá, e está tudo fechado, inclusive a aduana, a imigração e o free shop. Pipocas!
Ponte sobre o Rio Paraguai

Chegamos à Bolivia!
Sem muitas opções do que fazer, fomos procurar um hotel. Escolhemos o El Pantanal, em Puerto Quijaro, o mesmo que nos hospedamos em 2005 quando por aqui passamos.
Agora só nos resta aguardar e amanhã cedo, o mais cedo possível, fazermos os trâmites fronteiriços e seguirmos viagem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário