quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Paso de Jama


Quinta-feira, 11 de outubro. Ainda não eram sete e meia e já estávamos na estrada. Estamos nos superando. Termômetros em torno de zero grau. Frio de rachar. Tomamos a estrada para San Pedro de Atacama com o sol na cara. Mas o brilho do sol, em vez de nos ofuscar, realçava ainda mais a beleza do deserto, fazendo inclusive esquecer o frio.

Amanhecendo no deserto

Pilotando em direção ao azul. Ao azul mais puro que já vi.

O sol começa a esquentar

Chegando em San Pedro de Atacama
Em São Pedro está a aduana chilena. Foi tudo muito rápido e em poucos minutos já estávamos iniciando a grande subida, de cerca de quarenta e dois quilômetros, em direção ao imponente vulcão Licancabur, que nos espreitava lá de cima, do alto dos seus 5.916 metros de altitude. Impossível passar por ele sem parar para contemplá-lo, tirar algumas fotos, e ainda de quebra, admirar o majestoso Salar de Atacama logo abaixo.
Aduana chilena, em San Pedro de Atacama
Ao fundo, o Salar de Atacama


Em frente ao Vulcão Lincancabur

Olha ele ali nos espionando!
Agora vamos para o Paso de Jama. Já cruzamos a Cordilheira em vários pontos, mas sem dúvida, esta passagem é a mais bonita. A mais longa. A tudo mais. E agora estamos fazendo no sentido inverso, ou seja, do Chile para a Argentina. Já fomos várias vezes, mas nunca tínhamos voltado por ali. Sei que a paisagem não muda. Mas muda o ângulo de visão. E não importa qual seja ele, a paisagem do deserto é um colírio para nossos olhos.
GPS marcando a altitude: 4.825 metros

Ainda no Chile
Chegando na aduana Argentina, novas surpresas. Primeiro, que temos um prédio novinho em folha, moderno, funcional, e com muito conforto para todos: funcionários e viajantes. Não demoramos mais do que alguns minutos por ali e já estávamos liberados. Ao lado, um posto de gasolina YPF. E com gasolina! E aceita cartão de crédito! Incrível! As coisas estão mudando por aqui. A loja de conveniências é bem moderna, com café quentinho e deliciosas medialunas. E banheiros limpos! Uau! Preciso vir mais para esses lados.
Prédio da Aduana Argentina, em Paso de Jama
Para quem nunca veio para esses lados, a aduana argentina está situada bem na fronteira. Já a chilena, está em San Pedro de Atacama, uns cento e cinquenta quilômetros de distância.
No Salar Salinas Grandes, Argentina

Nesta curva saiu faisca da descarga roçando no asfalto!
Nosso objetivo hoje era dormir em Purmamarca, uma atraente vila de casas antigas, aconchegantes pousadas, sofisticados restaurantes e intenso comércio de artesanias andinas. Mas está tudo lotado.
Tocamos para Jujuy, setenta quilômetros adiante, e nada de vaga. Tudo lotado também.
Então vamos para Salta. E no meio do caminho, descobrimos uma pérola, uma excelente alternativa para quem viaja para cá. Trata-se do hotel Alto Del Camino, em Guemes, uma pequena cidade na RN34, quase no entroncamento para quem entra para Salta. Então a dica é: se você viajar para o Chile por aqui, não precisa mais entrar em Salta somente para dormir, economizando oitenta quilômetros. Quarenta quilômetros de ida e outros quarenta de volta. O hotel é novo e muito confortável. www.hotelaltodelcamino.com.

Um comentário:

  1. Opa estou indo para San Pedro dia 25/12/2012 e queria saber como está para passar a fronteira em Paso de Jama, os Guardeneria estão embassando muito ou está sussegado? Ultima vez que passei por lá foi uns 8 anos atrás.
    Valeu
    Jorge Zarpellon
    california199@hotmail.com

    ResponderExcluir