domingo, 28 de fevereiro de 2010

De moto, à Tierra del Fuego, 24º dia








O dia amanheceu tranquilo. Nosso destino agora é Sarmiento, para visitar o Bosque Petrificado José Ormachea. A estrada é boa. Seguindo na direção oeste, o vento vem de frente. Está fraco, não incomoda. Cento e cinquenta quilômetros de asfalto e mais 30 de ripio, e estamos no parque.
Florestas formidáveis, de 60 milhões de anos, têm araucárias com quase 3m de circunferência e 15-20m de cumprimento.
No passado, nosso planeta sofreu intensa atividade vulcânica, com subidas e descidas dos continentes e mares, algumas plantas e animais ficaram sepultados por diferentes capas sedimentares. Seus restos conservados no interior das rochas sedimentares, por um período de mais de 5.000 anos, são chamados "fósseis".
Os fósseis podem preservar-se de diferentes formas. Esses troncos o fizeram através da petrificação, processo pelo qual os tecidos vegetais são substituídos por sais minerais do substrato que os rodeia. Dito processo impediu sua destruição, os transformou em pedra e os conservou como réplicas exatas do original.
O parque é imenso, e troncos petrificados, de vários tamanhos e em grande quantidade, podem ser vistos em toda a sua extensão.
Resista à tentação de carregar lembranças.
Mais 450 Km e estávamos em Esquel, onde pernoitamos na agradável Hosteria Cumbres Blancas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário