terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

De moto, à Tierra del Fuego, 13º e 14º dias





Deixamos Ushuaia com um friozinho de 6 graus, em direção a Punta Arenas, no Chile. Seiscentos e poucos quilometros, sendo uns 120 de ripio, mais passagem de fronteira e travessia do Estreito de Magalhães. O amigo vento veio junto, inclemente, impiedoso, assoviando pelas frestas do capacete, forçando a moto para fora da estrada. Mas também arrumamos outro amigo, muito mais simpático e caloroso: o sol. Bem vindo.
A fila na aduana argentina estava quilométrica. E sem colher de chá. Duas horinhas de fila, e pronto. Lá fomos nós enfrentar o ripio até a aduana chilena. Só alguns quilometrinhos e pronto, ali está. Tranquila, pouca gente, funcionários corteses, quinze minutos e pronto. Lá vamos nós agora, encarar cento e poucos quilômetros de ripio. Só que com uma diferença: hoje sem chuva. Estrada seca, recém aplainada, só um poquito de poeira. Bem mais simpática, assim. Ripio, com chuva, como já dizia o grande profeta Falcão, não há coração que aguente!
Por fim, a travessia do Estreito de Magalhães. Fila enorme para o Transbordador Austral. Mas minha garupa, muito espertinha, foi logo lá na frente e resolveu tudo: conseguiu com o responsável pela fila, autorização para a moto avançar e ocupar seu lugar à frente. Jóia. Vou pagar passagem e nada! Hoje moto é free. Beleza!
Depois mais um trechito de pavimento impecável e pronto. Estamos em Punta Arenas, a cidade chilena mais austral, devidamente instalados no hotel Carpa Manzano.
Jantinha, bainho, internetinha e caminha.
Dia seguinte fomos conhecer a cidade. Citytour, visita à Zona Franca. Final de tarde, a cidade está agitada. Amanhãserão as eleições presidenciais. Fomos para o hotel descansar das andanças do dia, e, quando saímos para jantar, surpresa! Quase ninguém pelas ruas, e pior, todos os restaurantes fechados! Descobrimos que, por conta das eleições, não são permitidas aglomerações em lugares públicos (incluindo restaurantes) a partir das 9 horas da noite anterior. Com essa não contávamos! Felizmente conseguimos uma pizza para comer no hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário