domingo, 28 de fevereiro de 2010

De moto, à Tierra del Fuego, 21º e 22º dias







De El Calafate fomos para El Chaltén. Apenas 220 Km de boa boa estrada.
El Chaltén é conhecida como a "Capital Nacional do Trekking". É uma cidade pequena, típica de sopé de montanha, com apenas mil habitantes, muuuuuuiiiitas pousadas, muuuiiiitos restaurantes, e muuuiiitos turistas com pesadas mochilas. Sua grande atração é o Cerro Fitz Roy, com aproximadamente 3.400 msnm, grande desafio dos alpinistas, por sua difícil escalada (paredões íngremes e lisos). É uma excelente opção para quem gosta de caminhadas, com várias trilhas em torno do cerro, e outras, já de maior dificuldade, somente para alpinistas experientes, em diversos picos da região.
Dia seguinte amanheceu bonito, muito sol, pegamos a estrada em direção a Puerto San Julián, desviando por Rio Gallegos para evitar longo trecho de ripio. Saimos temprano, afinal seriam 750 km. Sol na cara, vento nas costas. Beleza. Isto no começo. À medida que nos afastávamos da Cordilheira, o amigo vento começou a mostrar suas garras. E que garras! Soprava em direção ao Atlântico (Oste --> Leste). Quando a estrada seguia nos rumos leste, ou sudeste, tudo bem. Até ajudava. Mas quando a estrada tomava rumo sul, o vento batia de lado, parecia que ia nos jogar, com moto e tudo, para fora da estrada. Para compensar a força do vento, eu vinha sentado na perna esquerda, com o corpo todo para fora da moto, puxando-a para a direita, contra o vento. Minha garupa fazia o mesmo, praticamente sentada sobre a mala direita.
Numa parada técnica, em La Esperanza, nos desaconselharam seguir viagem além de Rio Gallegos, porque dali tomaríamos rumo norte, com o amigão nos açoitando pela esquerda. Aquele trecho estava impraticável para motos. Segundo alerta meteorológico na internet, o vento sopra com velocidade entre 60 a 90 km/h, com rajadas superiores. E essas rajadas é que são o terror dos motociclistas.
Por isto, paramos em Rio Gallegos e nos instalamos no Hotel Austral (Excelente). Saboreando uma deliciosa Stella Artois, consulto as previsões meteorológicas para amanhã, e avalio a possibilidade de seguirmos viagem. Acabamos de saber que até o Transbordador Austral (grande ferry-boat que faz a travessia do Estreito de Magalhães na Primeira Angostura) suspendeu atividades, devido a altas ondas provocadas pelos fortes ventos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário