terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

De moto, à Tierra del Fuego - 8º dia







A viagem hoje foi tranquila, apesar do frio, que já começa a chegar. Saimos de Puerto San Julián com 13 graus e chegamos a Rio Gallegos com 15. O amigo vento esteve calmo o dia todo, o que tornou a viagem bastante agradável.
Muita atenção ao trafegar nesse trecho da ruta 3. Muitos guanacos, aos bandos, pastam às margens da rodovia, constituindo em verdadeiro perigo para motociclistas, pois, alguns, ao sentir a aproximação da moto, fogem em desabalada carreira, correndo para qualquer lago, inclusive, cruzando a pista.
Nesse trecho, a Ruta 3 passa próximo ao Gran Bajo de San Julián, que pretendíamos visitar, porém não foi possível, pois é proibida a entrada. No local existe uma unidade compressora de gas barrando o acesso. Esse local é a maior depressão das Américas, com 103 metros abaixo do nivel do mar. Ficamos deveras decepcionados, pois trata-se de acidente geográfico extremamente importante, e não se pode visitar. Fica aqui o nosso protesto.
Amanhã teremos a última etapa, de ida, da nossa viagem. Serão quase 600 Km, com alguns complicadores: duas aduanas (ou quatro: sai da Argentina, entra no Chile; sai do Chile, volta para a Argentina), travessia do Estreito de Magalhães, e, alguns, muitos, não sei quantos, quilômetros de ripio. Espero que o nosso amigo vento esteja de ressaca e se acomode, e que não chova.
Será pedir muito? Acho que não custa pedir.

Nenhum comentário:

Postar um comentário