terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais Humaitá


Terça-feira, 29 de janeiro
Um dia de descanso forçado para nós, aqui em Humaitá, enquanto aguardamos a confirmação do horário do barco. Aproveitei a parte da manhã para lavar a moto, que ainda trazia as marcas dos atoleiros e lamaçais da estrada para Cruzeiro do Sul e Mancio Lima.
Restaurante dos Amigos - Jantar fora

Um tucunaré assado.
À tarde, veio notícia do barco. Não boa. Vai atrasar um dia, por conta da carga que deverá levar de Porto Velho para Manaus. Isto significa que as ilustres visitas (nós) continuarão mais um dia por aqui, desfrutando a hospitalidade do povo humaitaense. Foi marcada nova data de embarque: dia 31 de janeiro, quinta-feira, pela madrugada. Não me agrada levantar de madrugada, mas, enfim...
Olha ela aí! Limpinha da Silva.

Prefeitura Municipal de Humaitá

Costelas de tambaqui fritas
Decidimos esperar o barco e irmos a Manaus por via fluvial. As informações que obtivemos acerca da BR 319, que liga Humaitá a Manaus não são boas. São cerca de 700 quilômetros sem asfalto, com muitos atoleiros, que tornam a estrada intransitável neste período de chuvas. E para complicar, o trecho não conta com a mínima infraestrutura, como postos de gasolina, hoteis, e restaurantes. Ou seja, o viajante precisa levar o seu combustível, comida e barraca. Isto para nós, duas pessoas em uma moto, complica demais.
Com tanta água por aqui!

Porto dos pescadores

Pescadores unidos

Mais uma vista da orla do rio Madeira
Os moradores de Humaitá com quem falei, dizem que esse trecho já foi asfaltado. Todo ele. Que era muito fácil ir daqui para Manaus, via terrestre. Mas que, não se sabe por que, nem a mando de quem, uma empresa que supostamente fora contratada para dar manutenção na estrada, só fez foi tirar o asfalto e depois desapareceu, deixando a população e os usuários à mercê de uma estrada sem condições de tráfego. Coisas que só acontecem em nosso país. Lamentável!
Até parece sabotagem para favorecer as empresas de transporte fluvial. Pronto, falei!
Vamos aguardar o barco.

4 comentários:

  1. Kkkkk, não aguentou... Triste dedução.
    Dois dias no barco dá um bom descanso, da pra pescar uns lambari.
    Bjo pra vcs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim, vou providenciar alguns anzóis para pescar a bordo. E não esquecer de levar as minhocas! Abraço

      Excluir
  2. Vê!!!!
    A Terezinha e a mesa vazia!!!!! Nem uma Cristal...
    Ótima pescaria neste trajeto. Boa viagem e sigam com Deus.
    Bj e um abraço forte para vocês

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Manja, estamos comendo e bebendo demais. Por isso, a mesa vazia, para a foto. Depois, veio o tucunaré e a Crystal, geladinha. Abraços para você, Serra e Lili. Osmar e Terezinha

      Excluir