segunda-feira, 21 de janeiro de 2013

Ainda no Rumo Norte

Sábado, 19 de janeiro.
Hoje pretendemos chegar a Vilhena, já em Rondônia. São aproximadamente 700 quilômetros. Procuramos acordar mais cedo, para aproveitar o frescor da manhã. Mas não deu certo. O trânsito em Cuiabá está caótico, por conta de obras no centro, preparando a cidade para sediar jogos da copa do mundo de futebol, em 2014. Demoramos mais de uma hora para chegar à rodovia. E fazia um calor de rachar.
Em Cuiabá, preparada para iniciar mais um dia de jornada
Enquanto rodávamos, não pude deixar de lembrar a forma cordial e amiga com que fomos tratados em Cuiabá. Tanto pelos nossos anfitriões, o Juarez e sua esposa Adelaide, que foram muito gentis nos acompanhando, digo, nos levando para almoçar na Peixaria da Vovó. Que belo almoço!
Como também, pelo pessoal da revenda BMW, a Munique Motors, especialmente pelo Natanael, que nos recepcionou e encaminhou a revisão da moto. Muito bom!
Saindo de Cuiabá, seguimos pela BR 070 até Cáceres e daí pela BR 364 até Vilhena. Estrada boa, pouco movimento, nada de chuva. Um dia especial para viajar de moto.
Rodovia no Mato Grosso, entre Cuiabá e Cáceres

Belas paisagens desfilam para nós.

Rio Paraguai, em Cáceres.
Chegamos a Vilhena por volta das cinco da tarde. Rondônia tem duas horas de diferença para Brasília. Ficamos no hotel Portinari. Muito bom.
Domingo, 20 de janeiro.
Amanheceu nublado, anunciando chuva. Isto significa que a viagem vai demorar mais. E para complicar, neste trecho a estrada é ruim. Muitos buracos e, apesar do domingo, grande movimento de caminhões.
"Roendo" um pequi. Delícia!

Oba! Temos companhia.

A Floresta Amazônica começa a se mostrar
E uma estranha constatação: a rodovia passa por várias cidades, pequenas cidades do interior, onde existem ruas laterais auxiliares, para o trânsito local. Ocorre que é melhor transitar por estas ruas laterais, onde o trânsito flui melhor, do que pela pista central, cheia de lombadas e caminhões lentos.
Logo depois de Ji-Paraná, quando já passava do meio dia, a fome começa a apertar. E na hora exata, aparece o restaurante ideal: a Fazendinha. Comida caseira, feita no fogão a lenha, ao melhor estilo matogrossense, por peso. Ideal para quem está pilotando. No cardápio feijão tropeiro, arroz com pequi, galinha caipira, leitão assado, carne de porco frita e conservada na banha, dobradinha com feijão branco... Uma delícia!
Em Ariquemes, numa parada para abastecimento, encontramos dois viajantes em suas motos, duas Teneréé 660. Eram o Chaddad, Policial Civil de Rondônia, e o Sargento Cordeiro, da Polícia Militar de Rondônia. Depois de muita conversa, seguimos juntos até Porto Velho, num dos melhores trechos da viagem.
Cidade à frente: hora de uma parada

Céu nublado... Será que vai chover? Vamos por a capa de Chuva?

Não seria "Capital do Cacau"?

Rodovia em péssimas condições. Lamentável...
Em Porto Velho, o Cordeiro nos acompanha até o Palácio Getúlio Vargas, sede do Governo de Roraima, para fazermos a foto para o desafio do Bandeirante Fazedor de Chuva, e mais, nos coloca em contato com o Marcelo, que é a pessoa que amanhã trataremos sobre a nossa ida de barco, de Humaitá até Manaus, depois que voltarmos do Acre.
Sargento Cordeiro, Chaddad, Sargento J. Alex.

As Teneréés dos amigos

Palácio Getúlio Vargas, em Porto Velho, sede do Governo de Rondônia

Uma Cristal, para refrescar

Um tambaqui escondido!
O Palácio Getúlio Vargas teve sua obra iniciada no ano de 1948 e concluída em 1954 pelo governador Enio dos Santos Pinheiro. Construído no estilo denominado Neo-Marajoara, sendo inaugurado pelo então Presidente Getúlio Vargas (Fonte: Wikipédia).
Em Porto Velho, estamos hospedados no Hotel Oscar Executive. Muito bom!