domingo, 2 de setembro de 2012

Balsas, Maranhão

Sexta-feira, 31 de agosto. Moto consertada. Elder conseguiu um verdadeiro milagre. Vasculhou pela cidade toda, e encontrou na revenda Scania Vabis, o balero e o retentor que necessitava para substituir os avariados que levaram a GS para a sua oficina. Amigos do moto grupo Falcões de Aço, muito gratos pela magnífica acolhida e recepção que aqui tivemos. Vamos levá-los em nossa lembrança e em nossos corações.
De Araguaína para Balsas, seguimos pela BR 230. Asfalto em bom estado. A Rodovia Transamazônica (BR-230), projetada durante o governo do presidente Médici (1969 a 1974) sendo uma das chamadas "obras faraônicas" devido às suas proporções gigantescas, é a terceira maior rodovia do Brasil, com 4.223 km de comprimento, ligando Cabedelo, na Paraíba a Lábrea, no Amazonas, cortando sete estados brasileiros: Paraíba, Ceará, Piauí, Maranhão, Tocantins, Pará e Amazonas. Em grande parte, principalmente no Pará e no Amazonas, a rodovia não é pavimentada.
Aspecto da Rodovia BR-230

Belas paisagens enfeitam o cerrado por onde a rodovia passa

Paisagens exuberantes...
Em pouco tempo chegamos a Filadélfia, tomamos o ferry para cruzar o Rio Tocantins e chegamos ao Maranhão, na cidade de Carolina.
Na Balsa que cruza o rio Tocantins, entre Filadélfia (TO) e Carolina  (MA)

Saindo da balsa
Com o sol escaldante e forte calor, fizemos várias paradas, principalmente para beber água, mantendo a hidratação em dia. Ao final da tarde, chegamos a Balsas e fomos direto visitar Dom Enemésio Lazzaris, Bispo Diocesano de Balsas, primo da Terezinha, que nos recebeu com o seu costumeiro sorriso. Acho que ficaremos alguns dias por aqui. Nos hospedamos no Hotel Imperial – www.imperialhotel-balsas.com.br.
Chegando em Balsas, degustando o refrigerante regional: Jesus

Terezinha, Dom Enemésio mais eu!
Sábado, 1º de setembro. Começamos o dia conhecendo um dos pontos mais agitados da cidade: o rio Balsas. Com águas limpas, corta a cidade pelo centro, se constituindo na mais importante opção de lazer do povo, tanto para se banhar em suas águas, quanto para frequentar os barzinhos que se acumulam nas suas margens. Outra curiosidade, é uma grande lavanderia a céu aberto. Muitas mulheres utilizam suas águas para lavar roupas.
Rio Balsas, cortando a cidade que deu nome. Lavadeiras na outra margem

Refrescante sombra às margens do rio Balsas
Almoçamos com o Bispo na casa episcopal, que nos brindou com uma comidinha caseira, muito gostosa e bem temperada. À tarde, mais citytour, agora de carro, para tentar driblar o forte calor. Em companhia de Dom Enemésio, visitamos diversos projetos coordenados pela igreja, que visam amenizar o sofrimento dos pobres, dos menos favorecidos. É notório a grande quantidade de pessoas de baixo poder aquisitivo, vivendo em verdadeira miséria. Não esquecendo que estamos no Maranhão.
Iguarias vindas diretamente do Vaticano

Almoçando com Dom Enemésio, Terezinha mais eu
Á noite participamos dos festejos de Nossa Senhora de Nazaré, da comunidade trizidela, que se iniciou com Santa Missa presidida pelo Bispo, e teve sequência com apresentações teatrais de crianças, venda de comidas típicas como passoca, maria isabel (arroz com carne de sol desfiada), vatapá, mungunzá (canjica doce), frango assado (leilão).
Preparando-se para a Santa Missa

Dom Enemésio, Terezinha e Socorro, lider da comunidade
Domingo, 2 de setembro. Como soi acontecer por aqui nesta época, o dia amanheceu muito quente e abafado. Há quatro meses que não chove. As plantas estão quase todas secas. Apesar de existir água em abundância fornecida pelo rio Balsas que corta a cidade, não é aproveitada para irrigar as praças, as árvores, os jardins... Que pena!
Logo cedo, o primo Bispo nos levou para um café da manhã com os idosos, numa das comunidades. Como sempre, somos recebidos com muita alegria. O primo é muito popular e bem quisto por todos.
Em seguida, partimos para um compromisso especial: visitar uma unidade da Fazenda Esperança, a cerca de vinte quilômetros do centro da cidade, em meio ao árido cerrado. Esta unidade se dedica à recuperação de jovens drogados, do sexo masculino. Hoje é dia da visita mensal dos familiares dos recuperandos (assim são chamados os internos), e, em especial, um dos jovens estará recebendo o seu certificado de conclusão do tratamento, que tem um ano de duração. Ele será devolvido à sociedade e à sua família, e passará a integrar um grupo de acompanhamento de pós-tratamento. Foi uma bela e comovente cerimônia, que se iniciou com a apresentação de todos os presentes, inclusive nós, seguida de Santa Missa, depoimento do formando e de seus familiares, e concluindo com delicioso almoço preparado pelos jovens internos. Que belo trabalho é desenvolvido ali. Desta atividade não fizemos fotos, tendo em vista a sua particularidade.