domingo, 9 de setembro de 2012

Aracaju

Sábado, 8 de setembro. Depois de um belo café da manhã, e depois, bem depois de admirar a praia vista da janela do hotel, fomos conhecer a sede do governo do Estado de Alagoas, o Palácio Floriano Peixoto, também conhecido como Palácio dos Martírios.
Palácio dos Martírios, em Maceió.
O Palácio Floriano Peixoto, conhecido popularmente como palácio dos Martírios, está localizado na Praça Floriano Peixoto. Foi construído a finais do século XIX pelo engenheiro Carlos Jorge Calheiros de Lima e inaugurado no ano 1902. Atualmente é sede do Governo do Estado. A construção do Palácio iniciou-se em 1893, no governo de Gabino Bezouro. O projeto arquitetônico foi feito pelo engenheiro Carlos Jorge Calheiros de Lima. A inauguração do prédio só aconteceu em 16 de setembro de 1902, porque a obra foi parada duas vezes. Depois de sua inauguração, sofreu várias reformas, em sucessivos governos.
Palácio República dos Palmares

Palácio República dos Palmares – A inauguração marcou a primeira etapa do Centro Administrativo, parte de um conjunto de obras estruturantes viabilizadas pelo governo de Alagoas no centro da cidade e entorno do Palácio Marechal Floriano Peixoto. A nova estrutura física governamental abriga desde então o Gabinete do Governador, o Gabinete Civil e o Gabinete Militar.
A escolha do nome foi feita para homenagear a luta e a história do Quilombo dos Palmares e o bravo povo alagoano.

Continuando para o sul, seguimos pela AL 101, pelo litoral, sempre com vistas para o mar, e corta belas paisagens formadas por imensos canaviais, alternando-se com coqueirais. Ao longo do caminho, pequenos povoados.
Viajando em meio a coqueirais
Em Piaçabuçu, que significa palmeira grande na linguagem nativa, deixamos a moto aos cuidados do Washington, gerente da pousada Santiago, e tomamos uma lancha que nos levou para admirar a foz do rio São Francisco, o “Velho Chico” como é carinhosamente chamado. Entre dunas douradas e verdes coqueirais, o grande rio se entrega ao mar, depois de percorrer 2.863 quilômetros.
Navegando pelo Rio São Francisco, em direção à sua foz.

Dunas na foz do Velho Chico
Balsa cruzando o São Francisco, entre Penedo (AL) e Neópolis (SE)
Era noite quando chegamos a Aracaju. Por conta do final de semana prolongado, os hotéis da orla estão todos lotados. Depois de várias tentativas frustradas, finalmente conseguimos vaga no Ibis, que fica longe da praia. Fazer o quê?
Domingo, 9 de setembro. Meu amigo José Geraldo e sua esposa Clara, nos dão o prazer da companhia num agradável passeio por Aracaju. São naturais daqui, conhecem tudo da cidade. Isto significa um citytour da mais alta qualidade. Conheci o Geraldo em 1967, quando fizemos o curso de Infantaria na EsSA (Escola de Sargentos das Armas), em Três Corações, Minas. Isto significa que temos muito que conversar, principalmente relembrar os velhos e bons tempos vividos na caserna.
Com os amigos José Geraldo e Clara.
Com muita paciência e competência nos levaram aos principais pontos da cidade, como Mercado Municipal Antonio Franco, o Centro de Artes e Cultura de Sergipe e o Palácio Olimpio Campos, que já foi a sede do governo estadual e hoje abriga um museu, ao centro histórico, à catedral. Finalizando o passeio, especial almoço típico no restaurante Recanto da Paraíba. A eles somos muito gratos.
À tarde, quando a temperatura estava mais amena, fomos visitar a sede do governo do Estado.
Palácio Governador Augusto Franco, sede do governo de Sergipe

Palácio Olimpio Campos
O Governo de Sergipe desde 1998 transferiu-se do Palácio Olímpio Campos, atualmente um museu na praça Fausto Cardoso, Centro, para um edifício que abrigava a Superintendência da CEF,  na Avenida Adélia Franco, Distrito Industrial de Aracaju (DIA), rebatizado como Palácio Governador Augusto Franco, também conhecido como Palácio de Despachos.
Com o meu amigo Veroni Fernandes
Finalizando nosso dia em Aracaju, encontrei mais um companheiro do tempo de EsSA: o Veroni Fernandes, gaúcho de Santa Maria, mas que fixou residência por aqui, depois que foi transferido para a reserva. Mais recordações dos bons tempos de escola militar.

1. Grandes Osmar e Tereseinha, aguardamos vocês aqui em Salvador; nos dê a honra.