sexta-feira, 16 de março de 2012

La Bufadora

Dedicamos a manhã de quinta-feira para visitar a Salinera de Guerrero Negro, uma das maiores do mundo, que produz algo em torno de vinte mil toneladas/dia de sal. Lá tudo é grande: os tanques para evaporação da água, as máquinas encarregadas da coseccha, os vagões utilizados no transporte do produto. A água utilizada para extrair o sal vem da Laguna Ojo de Liebre, que é quatro vezes e meia mais salgada que a do Pacífico.
Feita a visita, seguimos para Ensenada. Pelo caminho, mais quatro reten do Exército e dois da Polícia Federal. Em cada um deles, fila de espera e revista minuciosa no caro, na bagagem...
Depois de San Quintin, a paisagem começa a mudar. E para melhor. Os cactos e as pedras são substituídos por extensas plantações de pepinos, morangos e tomates. E tudo muito bem cuidado, irrigado, e coberto com plásticos, formando grandes estufas. Aumenta também, sensivelmente, o tráfego de veículos.
Chegamos a Ensenada já noite e nos hospedamos no Hotel Best Western El Cid, bem no centro da cidade, numa rua muito movimentada. Bom hotel.
E hoje pela manhã fomos conhecer a famosa “La Bufadora”, uma das grandes atrações locais. Trata-se de uma fenda nas pedras, que com a força das ondas do Pacífico, a água é comprimida e pulverizada, provocando grande névoa e um ruído como o bufar de uma baleia, ou de uma maria-fumaça.
À tarde, na Ruta Del Vino, conhecemos duas vinícolas: Doña Lupe, que por mais de quarenta anos vem produzindo vinhos caseiros orgânicos, e abrindo suas portas a todos aqueles que querem provar seus pães, queijos, doces, salsas. E vinhos, naturalmente. Visitamos também L. A. Cetto, El Gigante Del Valle: instalações de primeiro mundo, combinada com uma experiência de mais de oitenta e cinco anos na produção de vinhos.
Ensenada é a única região produtora de vinhos do México.
Lagosta, com delicadas salsas mexicanas

Hotel Malarrimo, em Guerrero Negro

Vagon transportador de sal

Uma pedrinha de sal

Sal embarcando para exportação

Jantar em Ensanada: camarões, steak, e Negra Modelo

La Bufadora

Mirante, de La Bufadora

Maior vinícola da região

Degustando um Merlot Doña Lupe

Nenhum comentário:

Postar um comentário