domingo, 15 de janeiro de 2012

La Junta, El Pueblo del Encuentro

A viagem de Puerto Montt a Castro foi rápida e tranqüila. Boa estrada com pouco movimento. A travessia do canal Chacao também não foi diferente. Um eficiente serviço de ferrys não deixa formar filas. Meia hora de navegação e já estávamos na Isla Grande de Chiloé, a caminho de Castro, onde tomaríamos o transbordador que nos levaria a Chaiten. Com a saída prevista para a meia noite, tivemos tempo de sobra para conhecer a cidade e seus arredores.
Meia noite em ponto, o gigante transbordador zarpou, levando em suas entradas dez caminhões jamanta – que levavam asfalto e alevinos de salmão - algumas dúzias de veículos pequenos, motos, bicicletas, seus passageiros, e muitos mochileiros. Nunca vi tantos.
Por volta de sete da manhã, depois de uma longa noite de vigília, chegamos a Chaiten, onde retomamos nossa viagem pela Carretera Austral.
Da pequena cidade pouco resta, eis que fora praticamente destruída pelas cinzas do vulcão Chaiten em 2008.
Rodamos até La Junta, El Pueblo Del Encuentro, cerca de cento e quarenta e quatro quilômetros, sendo os dezessete primeiros já pavimentados. O restante, ainda em rípio.
Perto de meio dia, já estávamos hospedados, descansando e dormindo, no confortável hotel Espacio y Tiempo (www.espacioytiempo.cl). Altamente recomendável.
A Carretera Austral, próximo a La Junta

Catedral em Castro

Com os amigos Manja e Serra, de Rio Grande, e Gladis e Eliseu, de Pelotas, desembarcando em  Chaitén.

Aspecto dos resultados da erupção do vulcão Chaitén, em 2008.

Ao longo da Carretera Austral

Monumento, em La Junta

Paisagens ao longo da Carretera Austral

2 comentários:

  1. Vejo que ainda homenageiam o General Pinochet, apesar de tudo. Bom sinal para o Chile, que aparentemente não apagou sua história recente.

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  2. Olá Roque!
    A Carretera Austral ajudou a transformar a vida de muitas pessoas nesta parte do Chile. Desde a independência, militares e líderes políticos chilenos enfatizavam a importância de ocupar as regiões no sul da costa do Pacífico e de impedir qualquer avanço da Argentina. Para o General Pinochet, construir a Carretera Austral era um meio de ocupar e defender o território, a exemplo do que se fez durante a colonização no início do século 20.
    Iniciada em 1976, a parte central da Carretera Austral, de Chaitén a Coyhaique, foi aberta em 1983. Cinco anos depois, foram oficialmente inauguradas a parte norte, ligando Chaitén a Puerto Montt, e a parte sul, entre Coyhaique e Cochrane. Desde então, a Carretera foi ampliada do sul de Cochrane até Puerto Yungay e a Villa O´Higgins. As obras continuam, incluindo novos acessos da estrada e a pavimentação das partes mais importantes.

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