terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Finalizando...

De Zapala seguimos pela 40 ate San Rafael, bela cidade já na Provincia de Mendoza, também grande produtora de vinhos, onde pernoitamos. No trajeto, surpresa: o trecho da rodovia entre Barrancas (depois de Chos Malal) até Malargue, que nos mapas consta como asfaltado, é tudo ripio. E tome poeira, buracos, pedras, etc.
De San Rafael fomos a Mendoza (tudo asfalto), onde tomamos uma atitude radical: lavar o carro. E também fazer a revisão dos trinta mil quilômetros (já rodamos dez mil). E por falar nisso, importa registrar o desempenho do Hyundai IX35 durante a viagem: irretocável. Não apresentou o menor problema. Absolutamente nada. Enfrentou com muita segurança o ripio, a poeira, a altitude, o calor, o frio. O motor sempre respondeu bem em qualquer situação. A suspensão macia, porém firme, aliada ao ar condicionado, tornaram a viagem muito agradável. O consumo de combustível ficou em torno de dez quilômetros/litro.
Em Mendoza ficamos hospedados no IBIS. Aproveitamos para revisitar alguns lugares conhecidos durante os encontros de Harley, como por exemplo, o restaurante Villa Florencia, e o Shoping Palmares com a espetacular Parrilla La Marchigiana. E dê-lhe bife de chorizzo.
De Mendoza, agora com o carro limpinho e cherosinho, deixamos a Ruta 40 e tocamos até Villa Maria, na Província de Cordoba, onde pernoitamos no hotel Howard Johnson, muito bom.
De Villa Maria, seguindo por excelente auto pista, logo chegamos a Rosario, a segunda maior cidade da Argentina, cruzamos o rio Paraná por um moderno complexo de pontes, e em Colon, cruzamos a fronteira para o Uruguai. Pernoitamos em Paysandu, no Gran Hotel Paysandu. No jantar, me propus a tirar uma dúvida: qual a melhor carne. O bife de chorizzo da Argentina ou o entrecote do Uruguai. Hummmm!
No Uruguai, estrada bem ruim até Tacuarembo, e depois melhorando até a fronteira com o Brasil, em Rivera, onde aproveitamos para algumas comprinhas básicas na Zona Franca, luxo que não se pode dar, quando em viagem de moto. Alguns vinhos em promoção, cervejinha, e um perfuminho. Nada fora da quota. Por sinal, entrando no Brasil, caímos num pente fino da aduana. Que bom rever meus ex-colegas trabalhando, pelo sábado de tarde. Não senti saudades.
Ainda com luz do final da tarde, chegamos a São Gabriel e, milagre, conseguimos uma vaga no concorrido hotel San Izidro. Entre os mais de seiscentos hospedes, nós éramos os únicos brasileiros. Privilégio.
Domingo, 29 de janeiro. O dia amanheceu perfeito para viajar. Sol alto quando saímos, dispostos a chegar em casa. E chegamos, apesar das dificuldades da BR 101, no trecho sul de Santa Catarina, com as obras de duplicação, que já se arrastam por décadas, e sem previsão de um final. Estranho, porque essa rodovia já esta toda duplicada no Rio Grande do Sul, e em Santa Catarina existem trechos enormes, onde não se nota sequer sinal de obras. O que estará por trás disso?
Já era noite quando chegamos em casa, não sem antes uma passadinha em Porto Belo, rever o Fernando e a Lu, grávidos esperando pela Izadora.
Concluindo, um breve balanço:
Viajar em carro é muito bom, mas em moto é melhor;
Agradeço à minha inseparável companheira pela agradável companhia em mais esta viagem, e já aproveito a oportunidade para convida-la para a próxima, não sei quando e nem para onde;
Por fim, agradeço a Deus por estar sempre conosco.