segunda-feira, 17 de dezembro de 2012

Porto Alegre


Segunda-feira, 17 de dezembro.
Enquanto aguardamos o término deste ano de 2012, a chegada do Natal e do Ano Novo, resolvemos aproveitar esses dias restantes para mais uma voltinha. Com a nossa Ultra. Afinal, ela está precisando esquentar o motor.
Mas para onde iremos?
Que tal em direção ao sul?
De acordo.
Tomada esta difícil decisão, e já estamos na estrada, na nossa conhecida BR 101, em direção ao sul, neste dia maravilhoso, com muito sol e pouco movimento.
A rodovia está quase toda duplicada, exceto em alguns pequenos trechos ao sul de Florianópolis, mais exatamente no Morro dos Cavalos, em Laguna e em Araranguá, onde os trabalhos de duplicação já se arrastam por vários anos, e sem previsão de término. Uma lástima!
O sol está escaldante, com termômetros oscilando entre 35 a 37º. Por isso, resolvemos parar em Porto Alegre para descansar. Não temos pressa, e aproveitaremos a oportunidade para conhecer um pouco desta bela cidade e, de quebra, cumprirmos mais uma etapa de um dos desafio dos Fazedores de Chuva: fotografar em frente ao palácio do governo.
O Palácio Piratini é a atual sede do Poder Executivo do Rio Grande do Sul. Está localizado na Praça Marechal Deodoro, mais conhecida como Praça da Matriz, no centro histórico de Porto Alegre.
Nós, nossa Ultra, e o Palácio Piratini
Em 2008, completados oitenta e sete anos, o Piratini contabilizou vinte e cinco ocupantes, entre interventores, presidentes de província e governadores, eleitos e nomeados.
O Piratini foi construído para substituir o antigo Palácio de Barro, que existia no mesmo local e havia sido edificado em 1773, por ordem do então governador José Marcelino de Figueiredo.
Em maio de 1921 o prédio pôde ser ocupado, mas sem inauguração oficial e em caráter parcial, pois as alas residenciais, os salões nobres e os jardins não estavam prontos. Somente na década de 1970 o palácio foi dado como concluído, ainda que trabalhos menores continuassem a ser realizados e de intervenções de restauro já começassem a ser necessárias em algumas áreas mais antigas.
A Matriz, ao lado do Piratini
Em 1955, através de decreto do governador Ildo Meneghetti, foi outorgado o nome oficial de Palácio Piratini, em homenagem à primeira capital da República Rio-Grandense (1836-1845) durante o episódio da Revolução Farroupilha.
Um dos eventos mais marcantes da história do Piratini aconteceu durante o mandato do governador Leonel Brizola, em função da Campanha da Legalidade, em 1961, o governo federal decretou o bombardeio do Palácio.
Porém, a ordem não foi acatada pelos soldados da base aérea de Canoas. Na ocasião, 30 mil pessoas estavam campadas em frente ao Palácio, pedindo a posse de João Goulart na Presidência da República.
O edifício foi incluído no Projeto Monumenta, do Ministéiro da Cultura do Brasil (voltado à revitalização dos centros históricos do Brasil), e desde 1986 é considerado Patrimônio Histórico e Artístico do Estado. Em 2000, o Piratini foi tombado pela Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. (Fonte: Wikipédia)
Passeando de Ultra por Porto Alegre, numa tarde ensolarada.
Estamos hospedados no Hotel Ibis Moinhos de Vento, em Porto Alegre.

2 comentários:

  1. Muito bom. Excelente apresentação do Palácio Piratini, cujo nome remonta às lutas pela independência do sul do Brasil. Uma pena que ainda não se conseguiu . . .

    ResponderExcluir
  2. Se o sul do Brasil se tornasse independente seria um dos países mais ricos do mundo...

    ResponderExcluir