sábado, 8 de dezembro de 2012

EsSA - Infantaria/67

Quarenta e cinco anos se passaram desde aquele tão esperado 2 de dezembro de 1967. Estávamos em Três Corações, Sul de Minas, na EsSA - Escola de Sargentos das Armas - recebendo as divisas de Terceiro Sargento do Exército Brasileiro. Éramos quarenta jovens no curso de Infantaria, que convivemos aquele ano inteiro num regime quase que de confinamento, sob rígida disciplina, oito horas de instrução por dia, onde mal tínhamos tempo de ler as cartas que chegavam, e rapidamente rabiscar uma resposta. Mas finalmente chegou o grande dia, fomos promovidos e classificados nas mais diversas unidades espalhadas pelo Brasil.
E agora, passados todos esses anos, voltamos a nos encontrar. Não vieram todos. Mas os que vieram, abrilhantaram esse encontro, onde não se falava outra coisa, a não ser vida de caserna, principalmente, relembrando passagens dos tempos do curso.
Aí estão eles!
 Um jantar marcou o início do encontro. Churrasquinho básico iniciando os trabalhos, na noite do dia 30 de novembro. Muita animação.
E esposas e familiares
Dando sequência à programação elaborada, no sábado, dia 1º de dezembro, fomos visitar o Santuário de Madre Paulina, em Nova Trento.

No onibus para Nova Trento

Diante da imagem de Santa Madre Paulina, os agradecimentos pela rara oportunidade de rever amigos.

No Restaurante Schumacher, em Guabiruba, a oportunidade de provar  típica comida alemã.

Einsbein e Marreco Recheado, no cardápio.
Mais surpresas aguardavam o grupo, no domingo, dia 2.
Recomendações antes do embarque
 No bondindinho - transporte coletivo urbano em Balneário Camboriú, o grupo seguiu para a Barra Sul.
Passeio no Bondindinho.



 Em teleférico, o grupo cruzou montanhas e chegou à praia de Laranjeiras, para curtir o sol, o mar, a areia, e almoçar.

Com os amigos Raimundo e Conceição, de Brasília

Ramalho e Familia, Pedroso, Martins e o filhão.

Lúcio e Socorro, de São Luis.

Silveira e Angela, de Coxim, Mato Grosso.


Pacheco e Ana, de Pelotas


Agnaldo e Jobelina, de São Luis

Sacramento e Aldina, de Salvador

À noite, fomos jantar no Cristo Luz.

Com Geraldo e Clara (Aracaju), William e Nilza (Campo Grande) e Vivaldo, de Belém.

Encerrando os trabalhos.
Finalizando o encontro, algumas decisões foram tomadas:
- Organizaremos um megaencontro em 2017, em Três Corações, para as comemorações do cinquentenário da turma;
- Enquanto isso, faremos um próximo encontro, intermediário, em Brasília, na segunda quinzena de 2014, a ser organizado por Raimundo, assessorado por Milton.


A seguir transcrevo algumas mensagens recebidas dos amigos participantes:

“Ao Comandante Becher, à sempre presente Terezinha e filhos os nossos efusivos agradecimentos pela linda e calorosa acolhida. Acredito que lembraremos desse enconto com saudade durante muito tempo. Votos de tantas alegrias e felicidades quanto possíveis.  Um  grande abraço. Ramalho e família.”

“Caríssimos amigos  BECHER & TEREZINHA,
- Os sorrisos dos casais:- Becher & Terezinha.... e do... Élio & Marleni nos responderam  a todas as perguntas.
" O melhor da despedida é saber que estaremos juntos novamente. (O pequeno Príncipe - SAINT EXUPERY)."
- Portanto, podem continuar sorrindo porque o "SUCESSO " foi total e sem "Bolodório ou Corruptância". kkkkkk!!!
- A Família BARRETO agradece o carinho da hospitalidade da Equipe Organizadora do 3º Encontro, da Turma de Infantaria da EsSA/67 que, com muita sabedoria e amor encantaram a todos os presentes.
Nossos agradecimentos por tudo e rogamos a DEUS, pela intercessão de "Santa Paulina", para que os abençoe sempre e, segundo suas palavras"Nunca, jamais desanimeis, embora venham ventos contrários".
Graças a DEUS, o B@rretão & Cecília já estão em Resende-RJ. Fizemos uma excelente viagem.
As filhas: Ana Maria e Elaine já chegaram a Brasília-DF e Cabo Frio-RJ, respectivamente.
Já estamos com saudades de todos.
Abração do B@rretão, Cecília e filhos”

“Obrigado por nos proporcionar momentos enesqueciveis, um abraço e até a proxima. Fanfa”

“Meu Irmão estou de chegada a Pelotas, entretanto como ao longo do percurso minha mente veio refazendo cada reencontro, cada palavra, cada gesto, eu não me contive e estou aqui neste momento e antes de mais nada desejoso de agradecer.
Eu já sabia da pujança tanto tua e do incansável Becher, todavia a organização no meu enlevo alcançou ao píncaro da glória e já começou com o hotel de alto nível, cuja diária foi negociada e rebaixada para tão e somente 40% da planilha de cotidiano. Portanto pagamos uma pechincha por uma hospedagem perfeita para um milico.
Ficamos, falo no plural porque minha mulher é partidária desta observação, portanto ficamos maravilhados com a cortezia desmedida do casal Becher sempre pronto para informar, para mostrar, para orientar, sem contudo falar em inúmeras idas e vindas ao aeroporto conduzindo a milicada e seus consorte e ou filhos.
Sabíamos que seria assim, todavia foi o supra sumo, não merecíamos tanta cortesia, pois que não somos beldades, autoridades ou quaisquer que sejam os adjetivos, somos todos Irmãos e desculpa-me o trocadilho, irmanados na mesma ância de rever tão caros companheiros de outrora tão árduas tarefas.
Meu amigo, foi demaisssssssss como diria o Lucio, e também motivado para o próximo encontro em Brasília pois que Deus nos permitirá revê-los com o mesmo brilho, estonteantes de saúde, ainda que um tanto mais maduros se é que nos cabe, pois viramos crianças imaturas quando juntos.
Ventura, por favor, passa esta minha gratidão ao casal Becher, pois que se  o fizeres  em nome de todos, na modéstia deles não saberão como ficamos maravilhados com sua pujante organização.
Saudações militares, Zildo Pacheco e Ana”

“Boa noite, Sr. Becher e família 
É um privilégio quando temos ao nosso lado pessoas tão ESPECIAIS como vocês. Nunca terei como agradecer-lhes pelo apoio que vocês nos ofereceram em um momento tão ÚNICO quanto esse 3º Encontro que tivemos em Balneário Camboriú.
Quero que vocês recebam em dobro tudo que vocês proporcionaram neste encontro 
MARAVILHOSO. Quero que saiba que desejo que suas vidas sejam abençoadas por vibrações de paz e amor. Jamais esquecerei suas palavras, dedicação e acima de tudo o CARINHO eAMOR para com cada um de nós que estivemos presentes naquele momento ÚNICO MÁGICO.
Quero aproveitar a oportunidade dizer que ontem encontrei com papai noel, ele disse que eu poderia pedir qualquer coisa neste natal. Então, pedi para ter meus amigos bem pertinho de mim. E deixo papai noel trazer-te até mim. Sim, amigo pode ser real,virtual, próximo, distante, parente ou não.
AMIGO é aquele que ocupa um espaço especial em nosso coração e vocês ocupam este espaço. Adorei conhecer vocês.
Feliz Natal e um próspero Ano Novo!
Boas Festas!
É o que desejo.
Att. Ana Maria (Filha do Barreto)”

“Estimado Becher e Família.
Após alguns dias em Gramado, retornei a Natal, com muitas saudades. Gostaria de reiterar nossos agradecimentos a voce,a Terezinha e o filho churrasqueiro pelos bons momentos que nos propiciaram, pela gentil acolhida em seu lar,pelos passeios organizados e, principalmente pelo nosso reencontro. Reconheço que o trabalho foi muito grande, mas a nossa confraternização foi excepcional. Saudações fraternas a toda Família e vamos partir para 2014. Saúde e Paz. Tadeu e Enilda”
“Ola amigo Becher e Terezinha, desculpe por não ter agradecido a acolhida que nos foi dada nesta cidade por pessoas especiais e acolhedora. E esta cidade já faz parte do nosso roteiro de viagens. Tivemos momentos de  muita alegria e comunhão com todos da nossa turma 67, amamos ter conhecido parte de sua família que presenciamos o quanto és abençoado, pelos filhos , netos e noras. Chegamos bem, encontramos todos na santa paz de Jesus, a Conceição é que tem sofrido muito com dores no joelho, mas está sendo tratada , irá fazer uma ressonância para saber se é gota ou artrose. Peço que me envie os nomes de seus filhos e noras, para colocarmos em nossas orações, a Conceição combinou com a Terezinha de estar orando por eles.
Fique na paz de Jesus.
Um abraço Raimundo e Conceição
“Aos queridos amigos Becher e Terezinha
Agradeço a Deus pela oportunidade de conhecer pessoas maravilhosas como os grandes organizadores da festa de  confraternização, para os integrantes do curso de  Infantaria da EsSa/67 ; realizada em Camboriú.
Muito obrigada !
Testemunhar o encontro e amizade entre vocês foi emocionante.

Desejo, do fundo do meu coração, que Deus abençoe ricamente a suas vidas e que o dia de Natal celebre, verdadeiramente, o dia do nascimento de Jesus, trazendo-lhe um novo tempo de paz, saúde, alegria, compreensão, sabedoria, energia e muitas realizações pessoais.
FELIZ NATAL !
São os sinceros desejos de Elaine ( filha/afilhada do B@rretão )”

“Becher/Terezinha, bom dia!
Primeiro MUITO, mas MUITO obrigado pela recepção em vossa casa! PARABÉNS PELA FESTA! Vcs foram os grandes articuladores e responsáveis por tudo o que aconteceu de bom em nosso encontro, e, só aconteceram coisas boas, desde o sorriso da turma, na alegria do reencontro até o soluçar, para
não dizer do choro do Trevizan, que nos emudeceu a todos.
Bem, estou te repassando um email do Rivelino (vide abaixo). Um grande e fraterno abraço e até breve!
Tenham um bom final de semana.
Élio/Marleni

6 comentários:

  1. Parabéns pelo encontro da sua turma da EsSA. As amizades forjadas na Escola e na caserna ou, no meu caso, nos navios, trazem memórias que nos acompanham por toda a vida. E é sempre uma alegria muito grande encontrar os velhos companheiros.

    ResponderExcluir
  2. Foi emocionante reencontrar os colegas de curso, e mais ainda, que foi minha a responsabilidade pelo encontro. Todos ficaram maravilhados com a nossa cidade. Estamos todos de parabéns.

    ResponderExcluir
  3. Quero inicialmente agradecer à DEUS por ter nos dado a oportunidade de rever essa turma maravilhosa, num local encantador, como também parabenizar o Becher e a Terezinha pela excelente organização do evento pois, melhor seria impossível.

    ResponderExcluir
  4. O sucesso do encontro só foi possível com a presença dos colegas. Muito obrigado a você e à Jo por nos prestigiarem, vindo de tão longe. Nossas portas estão sempre abertas.

    ResponderExcluir
  5. Prezado Becher,

    gostaria de parabenizá-lo por manter a chama sempre acesa.
    Meus pais adoraram o encontro e todas as atividades realizadas.
    Espero que continuem com a mesma animação e amizade que dura mais de quatro décadas.
    Sucesso nos próximos eventos.

    Agnaldo Junior

    Em tempo: Se você for motociclista, que Deus lhe abençoe; se não for, Deus lhe perdoe.

    ResponderExcluir
  6. Olá Junior. Para nós, foi um grande privilégio receber em nossa casa, seus pais e todos os nossos amigos. Oxalá possamos nos rever muito mais vezes. É gratificante.
    Becher
    Em tempo: breve, muito breve, iremos aí em São Luis visitar vocês. De Harley.

    ResponderExcluir