quarta-feira, 13 de março de 2013

Belo Horizonte, a capital das Gerais

Terça-feira, 12 de março.
Amanheceu chovendo. Não exatamente uma chuva daquelas de provocar enxurradas, mas o suficiente para molhar os motociclistas que se aventurassem pelas estradas de Minas. Ficamos na torcida para que, enquanto tomávamos o desjejum, ela parasse. E não deu outra!
Ponte sobre o rio Jequitinhonha, em Itaobim
No momento de sair para a estrada, o sol já se mostrava anunciando mais um belo dia. Então vamos aproveitar.
Opppss! Na saída, o painel da moto com alerta para pneu traseiro com pressão baixa. Outra vez! Ontem, quando saímos de Salvador, o pneu traseiro estava com pouca pressão. E hoje novamente. Preocupação...
A Pousada das Araras, em Itaobim

Minas Gerais também tem o seu Pão de Açúcar

E belas paisagens de montanhas

Belas paisagens na BR 116 em Minas Gerais

Serras...
Pneu calibrado, lá fomos nós, encarar a BR 116. Na Bahia ela está toda pedagiada, pista de rolamento em bom estado, e em obras de duplicação. Em Minas nada de pedágio, nada de obras, mas a pista é boa. O movimento de caminhões diminuiu sensivelmente depois que entramos em Minas, por muitos deles optarem fazer o trajeto via Montes Claros.
Nela seguimos até Governador Valadares, com temperaturas inicialmente em torno de vinte e cinco graus, mas para perto de meio dia, sempre em torno de trinta e nove, quarenta graus. Muito calor.
Em Valadares tomamos a BR 381 que nos levaria até Belo Horizonte. Pois é, levaria. Na altura do Km 346, depois de Antonio Dias, faltando 8 km para João Monlevade e 120 para Belo Horizonte, o pneu traseiro voltou marcar presença na viagem: esvaziou de repente. Uma rápida olhada foi suficiente para verificar que não poderíamos mais contar com ele. Irrecuperável.
Como ficou o pneu traseiro
Nenhuma casa, nada de posto de gasolina, nada por perto. Só uma bela sombra, onde nos acomodamos e, depois de um gole d´água, a preocupação de como sair dessa.
Como faremos?
A estrada é movimentada, então não teremos grandes problemas. A solução não deve estar longe. Ligo para o meu amigo Comandante Edgard, de Belo Horizonte, para informar do ocorrido, que iríamos nos atrasar, pois ele e sua esposa Cida nos esperavam. E ele, prontamente, já me dá a solução. Vai nos buscar com seu reboque. Beleza! É só esperar.
E agora, como faremos?

Limpando a área
E não demorou muito, chega ele para nos socorrer: água, refri, cervejinhas geladinhas e outras mordomias fazem parte do pacote SOS de Edgard.
Moto firmemente atada no reboque, lá vamos nós, por esta rodovia movimentadíssima, sinuosa, caminhões lentos, conhecida como a “Rodovia da Morte”, devido ao grande número de acidentes fatais.
A Grande Guerreira rebocada

O meu amigo Comandante Edgard

Um cone serve para muitas finalidades
Logo à frente, mais uma surpresa nos aguarda: trânsito parado por conta de acidente envolvendo duas carretas e um micro-ônibus, com vítimas fatais. Aí está a rodovia a justificar o seu trágico apelido. Sem outra alternativa, vamos conversando, colocando a conversa em dia, comentando das últimas viagens, e planejando outras tantas.
Cinco horas depois, o trânsito começa a se movimentar. Haja paciência.
Chegamos a Belo Horizonte perto de meia-noite. Cida nos aguarda com um magnífico jantar, com pratos da cozinha mineira: frango com quiabo, angu e arroz branco. Bom demais!
Quarta-feira, 13 de março.
Minha preocupação é o pneu da moto. Preciso conseguir um. Onde? Edgar já resolveu o problema. O pneu, um Michelin Anakee, compramos na Motostreet, e a colocação ficou por conta do Gringo, da Personnal Moto Center, Rua Rio Grande do Norte, nº 1501, Savassi, fones (31) 9804-9616 e 2534-0044.
O trono, na oficina Personal Moto Center

Palácio da Liberdade, antiga sede do Governo de Minas Gerais (sendo restaurado)

Almoço em família: Cida, Vinicius, Edgarzinho, e Edgard, e nós.

Alameda dos Coqueiros, em frente ao Palácio da Liberdade

Com o meu amigo Comandante Edgar, no Palácio da Liberdade
Pronto! Agora nossa Adventure está de “sapato” novo, em condições de seguirmos nossa viagem em segurança.
À tarde, um compromisso que vimos cumprindo durante toda essa viagem: fotografar em frente a sede do governo do Estado de Minas Gerais, comprovando assim a nossa passagem por essa capital, dentro do desafio do Bandeirante Fazedor de Chuva (http://www.fazedoresdechuva.com/forums/showthread.php/634-Bandeirante-Fazedor-de-Chuva#.UUDdWdbcpdw).
A Cidade Administrativa Presidente Tancredo Neves é a sede oficial do Governo do Estado de Minas Gerais. Localizado na Rodovia Prefeito Américo Gianetti, no Bairro Serra Verde, (exatamente na divisa das cidades de Belo Horizonte, Vespasiano e Santa Luzia), o complexo de prédios do governo estadual é composto por seis edificações principais, divididas em prédios que abrigam a Sede do Governo, Secretarias de Estado, Centro de Convivência, auditório, prédio de serviços, além de unidades de apoio para equipamentos, praças de alimentação e restaurantes. Ao todo, serão mais de 270 mil metros quadrados de área construída.

Palácio da Liberdade, sede do Governo de minas Gerais (com os amigos Edgard e Cida)

Na Cidade Administrativa Tacredo Neves, com os amigos Edgard e Cida. Ao fundo, os prédios  das Secretarias: Prédio Minas e Prédio Gerais

Na Cidade Adminstrativa Tancredo Neves - Prédio das Secretarias - Prédio Minas

Palácio Tiradentes
O plano da Cidade Administrativa foi concebido na gestão de Aécio Neves, governador de Minas Gerais por dois mandatos (2003-2006 e 2007-2010), que contratou Oscar Niemeyer, considerado um dos nomes mais influentes na Arquitetura Moderna internacional. As obras do complexo foram finalizadas no início de 2010 e os servidores estaduais de Minas Gerais começaram a mudança para o local em fevereiro.
O Palácio Tiradentes é sede da Governadoria do Estado de Minas Gerais desde 2010. O edifício é o maior prédio de concreto protendido suspenso do mundo, com vão livre de 147 metros de comprimento e 26 de largura.
A Sede do Governo de Minas é composta por subsolo, pilotis, quatro pavimentos tipo, pavimento técnico, cobertura e duas torres, uma destinada ao heliponto e outra à escada principal. O prédio tem um salão nobre, biblioteca e serviços de apoio. O palácio abrigará cerca de 300 funcionários. A área construída do prédio totaliza 21 mil metros quadrados. Fonte Wikipédia.
Esta é a vigésima sexta capital que visitamos. Resta apenas uma para concluirmos o desafio de visitarmos todas as capitais dos Estados brasileiros. Então eu já posso dizer que agora falta pouco, muito pouco, pouco mesmo!