segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Palenque

E hoje tocamos até a cidade de Palenque, onde visitaremos, amanhã, a Zona Arqueológica. No trajeto, rápida parada na cidade de Becal, famosa por seus chapéus panamá. Tecidos a mão, artesanalmente, com a fibra jipi-jap, estes “sombreros” ficaram mundialmente famosos por causa dos trabalhadores do Canal do Panamá, que os usavam. As fibras da palmeira usadas na fabricação dos chapéus são separadas e trançadas em cavernas, onde o calor e a umidade as deixam mais flexíveis. Podem ser enrolados e dobrados, e depois recuperam a forma original. Dizem que os melhores e mais finos (tipo cinco fios) podem ser enrolados a ponto de passar por uma aliança masculina.
Situada ao norte do Estado de Chiapas, a seis quilômetros a oeste da cidade de Palenque, está a Zona Arqueológica. Formosas selvas com abundante flora e fauna, arroios e rios de águas cristalinas, são as características deste lugar.
O nome de Palenque vem do povoado de Santo Domingo de Palenque, fundado pelos Padres Domincanos em 1.564. Atualmente é “Patrimônio Cultural da Humanidade”, declarado pela UNESCO.
Os Mayas se estabeleceram nas últimas elevações da serra de Chiapas, às margens do belo rio Otulum, de águas cristalinas, aproximadamente no ano 100 A. C.
A Cultura Maya Palencana floresceu em seu período Clássico entre os anos de 600 e 700 D. C., deixando para a humanidade arquitetura, arte, astronomia, incorporação do zero ao sistema numérico, calculo do tempo, escritura, cultura, etc.
Entre os anos 800 e 900 D. C. os palencanos emigraram até a Península de Yucatán, abandonando seus grandes monumentos por razões que permanecem em mistério.
Em Palenque, estamos hospedados no CHAN-KAH Resort Village (www.chan-kah.com.mx). Recomendo.
Escolhendo um legítimo "Panamá", em Becal

Conduzindo bagagens, no hotel Chan-Kah, em Palenque.

2 comentários:

  1. Ola amigos!
    Estamos acompanhando e aprendendo com esta viagem maravilhosa.
    Um abração e sigam com Deus.
    Serra e Manja

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Grandes Amigos!
      Estamos em San Cristóbal de Las Casas, percorrendo as mais belas zonas arqueológicas do México. É uma viagem fantástica, no tempo e no espaço. Impressionante como viviam estes povos, em épocas prehispanicas.
      Esperamos poder colocar mais relatos e fotos.
      Grande e forte abraço,
      Osmar e Terezinha

      Excluir