terça-feira, 24 de junho de 2014

Pequim


Pequim, ou Beijing, é a capital e a segunda maior cidade da China. Em mandarim, significa Capital do Norte, em 2010 contava com certa de 10,3 milhões de habitantes.
Fomos para lá de trem. O trem bala chinês, viajando a 300 km/hora, levou pouco mais de cinco horas para vencer os 1.300 km de trilhos que separam Xangai de Pequim. Viajamos em vagão de primeira classe, com muito conforto e tranquilidade.
Ainda em Xangai, na estação do trem-bala

Na estação do trem, placas indicativas muito claras...

Esta viagem promete!

Vagões confortáveis

Aí está o velocímetro do bólido
Após típico café da manhã chinês no Hotel Nikko New Century Beijing, partimos para uma maratona de visitas, iniciando pela Praça Tian´ Anmen, a Praça da Paz Celestial, a maior do mundo, e o anexo Palácio Imperial e a Cidade Proibida, onde viveram 24 imperadores por mais de 500 anos. Conhecemos o Palácio de Verão, com seu célebre jardim imperial dos tempos da dinastia Qing, onde os imperadores e a imperatriz madre Cixi se recolhiam para passar os verões e administrar a corte. De quebra, visitamos fábrica de pérolas de água doce e à noite um jantar especialíssimo: no cardápio, pato laqueado, o mais famoso prato típico da cidade.
Espetihos de aranhas, escorpiões, bichos-da-seda...

Torradinhos, crocantes, afrodisíacos...

Espetinhos de ovo!

Isto me dá uma fominha!

A Praça da Paz Celestial



A muralha da Cidade Proibida

Uma avenida em Pequim

O pato laqueado!
Dia seguinte, o ponto alto do passeio: visitar a Grande Muralha, a cerca de 80 km da cidade, ao norte de Pequim, com mais de 2 mil anos. É uma das mais fascinantes construções já realizada pelo ser humano. No programa, rápida passada pela Vila Olímpica e conhecer o Estádio Nacional “Ninho de Pássaro” e o “Cubo de Água”; a bela avenida Wanfujing, a principal rua de comércio de Pequim, cheia de lojas de departamentos e shoppings. Próximo, o grande destaque é o Mercado Noturno, com uma infindável variedade de comidas/tira-gostos tradicionais chineses, como espetinhos de carne de serpente, escorpiões, gafanhotos, bicho-da-seda, e frutos do mar.
A Grande Muralha!

Impressionante!

Vila Olímpica: o Ninho do Pássaro

Rua do Ópio


O Templo do Céu
Completando nossa visita, conhecemos o Templo do Céu, construído em 1420. Tem esse nome porque era ali que os imperadores, durante os dias de solstício de inverno e após saírem da Cidade Proibida, em meio a grande cerimônia, oravam e realizavam sacrifícios rituais para obterem boas colheitas.

E para não perder o embalo, passadinha pelo Mercado das Sedas, onde são vendidos artigos de boa qualidade, “made in China”, com preços reduzidos.

quarta-feira, 18 de junho de 2014

Xangai

Por vezes também designada pela forma inglesa Shanghai, é a maior cidade da China e uma das maiores áreas metropolitanas do mundo, com mais de 20 milhões de habitantes. Localizada na costa central da China oriental, na foz do rio Yangtze, a cidade é administrada como um município e com estatuto do nível de uma província.
Em Xangai ficamos três dias inteiros, quando tivemos a oportunidade de visitar o famoso Bazar das Imitações, onde são ofertados produtos mundialmente conhecidos, mas que são fabricados na China, passeamos pelo Bairro Francês, com restaurantes com mesas nas típicas ruelas entre árvores e prédios antigos.
Rua Típica do Bairro Francês

Apreciando uma Paulaner Weiss com os amigos João Lupi e Suzana
Visitamos o Jardim Yuyuan, o mais famoso da China, subimos na Torre Jin Mao, o segundo edifício mais alto do país, para contemplar a magnífica paisagem cidade lá do alto, e por fim, passeio noturno de barco pelo rio Huangpu, afluente do rio Yangtze, para observar a feérica iluminação da cidade;
Rua típica próxima ao Jardim Yuyuan

Nossa bandeira tremulando na China!


O Dragão representa o poder

Xangai vista do alto da Torre Jin Mao

Comidinha típica

Nosso guia em Xangai

Xangai à noite



No terceiro dia, livre para todos, iniciamos por visitar o comércio entre as ruas Huaihai e Nanjing, próximas ao nosso hotel, onde são encontradas sedas de maior qualidade e os mais modernos shoppings e lojas de eletroeletrônicos, fotográficos e de informática. Por fim, conhecemos o Bund, o mais famoso ponto turístico de Xangai. É uma avenida beira-rio, com vista para os mais impressionantes prédios da cidade, na margem direita do rio Huangpu.
Fábrica de seda

Com os amigos Wanderley e Marly.

Saguão do nosso hotel, o Majesty Plaza.

Andar pela China é fácil: sinalizado por placas bem visíveis.

Passeando no Maglev, o trem sem rodas, que viaja a 431 km/hora

Aí está o velocímetro dele, no interior de cada vagão

Estátua de Mao Tsé Tung

quarta-feira, 11 de junho de 2014

Os Guerreiros de Terracota

Xian

Atualmente com mais de onze milhões de habitantes, Xian foi a capital da China ao longo de várias dinastias, desde 255 a.C., até 907 d.C. e atualmente é conhecida como o lugar do Exército de Terracota.



Muralha que protegia a cidade, no passado.
O famoso Museu dos Guerreiros de Terracota, um exército com guerreiros, corcéis e carros de combate, totalizando mais de oito mil figuras em tamanho natural, que defendiam a tumba do imperador Qin Shi Huangdi, o primeiro imperador da China e Fundador da dinástica Chin, à qual se deve o nome da nação.

Do acervo total, apenas cerca de duas mil figuras são visíveis. As demais permanecem soterradas, até que se descubra tecnologia capaz de conservar intactas as pinturas originais das esculturas.
Cadeira de rodas benvinda!


Instalações do museu






Os amigos Wanderlei e Marli, de Florianópolis










Cores naturais.
À noite, jantar com show de danças típicas.