quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Bataclan


Quarta-feira, 12 de setembro. Logo cedo partimos para o último compromisso em Salvador, antes de partir: visitar o Palácio sede do governo da Bahia.
O Centro Administrativo da Bahia, mais conhecido pelo acrônimo CAB, é um complexo público no qual está localizada parte considerável das secretarias e órgãos do Governo do Estado da Bahia. Entre os órgãos instalados no CAB estão a Assembléia Legislativa, o TRE-BA, o Tribunal de Justiça do Estado, o Gabinete do Governador, do Vice, Casa Civil, Casa Militar, etc.
Foi implantado em 1972. Muitos dos edifícios, como os das secretarias, o Centro de Exposições e a Igreja foram projetados pelo arquiteto João Filgueiras Lima. O traçado viário é de autoria de Lúcio Costa.
Sede do Governo da Bahia, o CAB
Agora nosso destino é Ilhéus. Num ferryboat cruzamos a Baia de Todos os Santos, desembarcamos na Ilha de Itaparica, onde tomamos a BA 001 para atingir nosso objetivo. É considerada uma estrada-parque por ter passarelas para a travessia de animais.
No Ferry, cruzando a Baia de Todos os Santos
A estrada é boa, sem movimento de caminhões, mas cruza por muitos povoados, onde é repleta de lombadas. Corta uma região bastante verde, onde se destacam os coqueiros, e agora já começam a aparecer os cacaueiros. O mar está quase sempre visível.
Visão da Serra Grande
 Ilhéus é uma cidade histórica. Da época dos barões do cacau, pouca coisa conservada e interessante sobrou. Antes destino de turistas interessados nos cenários imortalizados por Jorge Amado, hoje vale mais pelas praias distantes do centro, como as do Norte, no caminho para Itacaré, ou pelos resorts em direção à vizinha Una.

Entre as atrações, destacam-se o Bar Vesúvio, celebrizado no romance Gabriela Cravo e Canela, e o Bataclan, antigo cabaré descrito por Jorge Amado, onde jantamos, com direito a uma apresentação teatral lembrando os tempos áureos do ciclo do cacau, quando a casa era comandada e frequentada pelos coronéis.

Cabaré Bataclan, dos romances de Jorge Amado

Com as meninas do Bataclan
Estamos hospedados na Pousada Morro dos Navegantes (73-3632-5613), na praia Corurupe. A pousada ocupa um terreno na encosta de um morro, e a sacada do chalé onde estamos, um dos mais altos, conta com vista privilegiada para o mar. Eu poderia ficar apreciando esta paisagem por vários dias...
Conversando com Jorge Amado, no Bar Vesúvio

Vista da varanda do nosso chalé na Pousada Morro dos Navegantes

Nenhum comentário:

Postar um comentário