terça-feira, 20 de setembro de 2011

Guatemala e México

Segunda-feira, 21/Jun (24º dia de viagem).
Em San Miguel, simpática cidade de El Salvador, ficamos no Hotel Florência. Amplas habitaciones, excelente restaurante, imperdível desayuno. Porém, duas observações. Uma, tomamos banho frio. Não hay água caliente senior. Pelo menos não encontramos a forma de como fazer sair água quente por aquele bendito chuveiro. Duas, no restaurante, de excelente carne argentina, havia duas opções de tamanho do naco de carne: uma libra, ou meia libra. O garçom não sabia transformar libras em gramas. Nem nós. Na dúvida, pedimos pratos com uma libra. Quando veio a comida, espanto geral. Meio boi. Só depois, consultando Google, descobrimos que uma libra equivale a 453 gramas...
E a policia na carretera? A cada pouco, um reten policial. Sempre presentes. Hoje não nos pararam. Apenas acenavam. Bom.
E as aduanas? Grata surpresa. A saída de El Salvador, pelo Paso San Cristóbal, foi surpreendentemente fácil e rápido. Sem tramitadores, sem propinas, sem estresse. Até a temperatura colaborou. Estava agradável. E para entrar na Guatemala não foi diferente. Apenas algumas fotocópias do passaporte, do certificado de propriedade do veículo, e da Carteira Nacional de Habilitação e pronto. Estamos “listos” para prosseguir viagem.
As estradas da Guatemala se alternam trechos excelentes, com alguns irregulares. De repente, uma placa: CUIDADO, TUMULOS. Sem compreender direito, diminuímos a velocidade, e com toda cautela avançamos, à procura dos túmulos. À frente, respiramos aliviados, ao descobrir que assim são chamadas as lombadas. Ora, ora.
Em Guatemala City, visitamos a loja da Harley. Grata surpresa. Fomos recebidos com um cordial sorriso, um excelente café com creme, e água geladinha. Até parece...
Completando nossa jornada de hoje, chegamos a Antigua. É uma cidade histórica, talvez uma das mais antigas das Américas. Movimentadíssima. Lembra a nossa Parati, porém bem maior. Muitos turistas, principalmente americanos.
Pernoitamos na Pousada Hermano Pedro.
Terça-feira, 22/Jun (25º dia de viagem).
Mesmo antes de chegarmos ao México, já começamos a experimentar os seus sabores. O desayuno servido no hotel em Antigua, foi bem ao estilo mexicano. Os garçons todos vestidos a caráter, serviam generosas porções de comida típica aos hóspedes do hotel, que hoje acordaram cedo, para aproveitar melhor o dia naquela cidade histórica. Frijoles, tortilhas, queijo, salsichas, huevos revueltos, plátano, cremas, salsas, tudo cuidadosamente arrumado num prato grande, facilitando assim provar uma a uma, as delícias oferecidas.
A saída de Antígua foi tão complicada quanto a chegada. Pilotar nossas pesadas Harleys naquelas ruas calçadas com pedras irregulares, no tempo de colônia, é um grande sacrifício.  Chega a doer no coração da gente, sentir a moto saltitar de uma pedra n´outra.
Mas logo à frente uma auto pista novinha em folha. Que Delícia.  As Harleys deslizam pelo asfalto impecável. Mas é por pouco tempo. A rodovia corta uma região montanhosa, e, para surpresa nossa, os barrancos e os aterros, tudo de argila, sem qualquer proteção ou reforço, estão caindo, por ação da chuva. Não dá para imaginar como puderam fazer aquilo. Numerosos desvios, água cruzando a pista, máquinas e operários trabalhando. A viagem não rende.
Nesse trecho, a rodovia atinge 3.000 metros sobre o nível do mar. A paisagem é incrivelmente bela. Vales, lagos, plantações de hortaliças, e bem ao fundo, emoldurando tudo, o imponente vulcão São Pedro.
Por volta de meio dia, chegamos à fronteira com o México, em Ciudad Tecun Uman. O trâmite foi rápido. Nada de tramitadores, filas, fotocópias, propinas. Funcionários gentis e atenciosos, tanto no lado guatemalteco quando mexicano, em pouquíssimo tempo nos liberaram. Pronto. Estávamos no México.
E para completar nosso dia, melhor notícia não poderia haver: o nosso amigo  Braga virá nos buscar em TOTOLAPAN, e nos acompanhará até Oaxaca.
Pernoitamos no Hotel Holyday Inn Express, em Tapachula.

Vulcão Água, em Antigua

Rodovia na Guatemala

Vulcão São Pedro, Guatemala

Fronteira Guatemala/México

Nenhum comentário:

Postar um comentário