43º e 44º dias da viagem
Saímos de Assunção perto das onze horas da manhã e seguimos em direção a Ciudad Del Este sem muita pressa. No caminho, passamos em frente à majestosa sede da Confederação Sulamericana de Futebol, um conjunto de prédios modernos e muito movimentados. Coisas do futebol!
Fizemos várias paradas para descanso, beber água, apreciar a paisagem, lanchar, para deixar o tempo passar, e chegamos a Ciudad Del Este por volta das cinco da tarde, e mesmo assim, o movimento para acesso à ponte era intenso.
Não podíamos esperar mais, e resolvemos encarar o congestionamento de motos, vans, ônibus, caminhões, automóveis e pessoas, na tentativa de cruzar a fronteira.
E não foi tão difícil quanto pensamos.
Em menos de cinco minutos estávamos liberados pela aduana e imigração paraguaias, e em outros cinco já rodávamos em estradas brasileiras. Como é bom estar de volta à nossa terra.
Ao cair da noite, já estávamos hospedados no Hotel Deville, em Cascavel, às margens da rodovia.
O 7 de setembro amanheceu sem chuva. Novidade, já que chove na região há vários dias. Nossa última etapa da viagem, de setecentos quilômetros, estava começando.
Movimento intenso na BR 277. Trânsito congestionado, devido ao grande movimento de grandes e lentos caminhões e poucos pontos de ultrapassagem.
A chuva nos alcançou em Joinville, a apenas noventa quilômetros de casa, e no quadragésimo quarto e último dia da viagem.
Chegamos em casa por volta das seis da tarde. Pouco molhados, mas muito felizes, por termos concluído esta jornada, sem qualquer tipo de incidente/acidente.
E nisso, a moto teve papel fundamental. Nenhum problema. Encarou diversos tipos de estradas, asfalto, rípio, altitudes, desertos, sobrecarregada com piloto, garupa e bagagem, e não apresentou o menor defeito. Nada! Beleza de máquina, essa Adventure!
Fomos muito bem recebidos em todos os lugares por onde passamos, onde deixamos muitos amigos. Nosso agradecimento especial a todos, mas gostaríamos de citar cinco deles: o casal Fernanda e Geraldo, de Campo Grande, o Maicon e a Cynthia, de La Paz, e o Lito, de Salta. Obrigado amigos, vocês tornaram nossa viagem bem mais agradável.
Meu especial agradecimento à minha companheira/garupa/esposa/cúmplice, pelo apoio incondicional, e pela agradável companhia durante toda a viagem. Você é especial!
Obrigado Deus, por estar sempre conosco!
Grande Cacique Fazedor de Chuva Osmar e Terezinha. Parabens pela aventura concluída, com magia, paz, saúde e pela felicidade de voces. É sempre bom ler seus relatos e viajar com voces. Amanhã começa nossa aventura, pelos mesmos caminhos percorridos por voces até Cuzco. De lá seguiremos para Nazca, depois Chile, Atacama e Agrentina. Obrigado pelas dicas de viagem.
ResponderExcluirForte Abraço.
PHD Natal
Olá Natal! Desejamos a você e seus amigos uma excelente viagem. Forte abraço, Osmar e Terezinha
ResponderExcluir