sábado, 20 de agosto de 2011

La Paz

24º, 25º e 26º dias da viagem
Nossa primeira atividade em La Paz é levar a moto para “cambiar el aceite”. Há uma autorizada BMW recentemente instalada aqui, e é para lá que vamos.
Enquanto o serviço é feito, aproveitamos o tempo para um citytour. Fizemos em um bus panorâmico, que percorreu os principais pontos da cidade.
À noite, jantar em grande estilo: fomos convidados pelo Maico para participar de reunião do Club Harley-Davidson La Paz. Reunião festiva para despedidas do ex-presidente Fernando (Spock) que deixou o cargo porque mudará residência temporariamente para a Espanha. Fomos recebidos com muito carinho pelo pessoal. Sentimos-nos em casa. Nossos sinceros agradecimentos a esses novos amigos. Nessa reunião, foram tratados assuntos relativos à preparação do encontro que farão em 2012, em La Paz. Na ocasião, o presidente da comissão especialmente designado para tal, revelou alguns detalhes do que pretendem fazer. Aí está um excelente motivo para retornarmos à Bolívia no próximo ano.
Dia seguinte, em um microônibus, fomos conhecer o Complexo Arqueológico Tiwanaku, a 70 quilômetros de La Paz, na cidade de Tiahuanacu. No local, ruínas de uma civilização que ali prosperou por 27 séculos, desde o ano 1500 AC, até 1200 DC. É o mais importante sitio arqueológico da Bolívia, com as ruínas de uma das mais importantes, e menos conhecida, civilizações do continente americano. Existem teorias que querem ligá-la à Atlântida...
Na volta, uma passada pelo Mercado de Las Brujas, onde se vende de tudo, inclusive artigos para rituais de feitiçaria. Chamou-nos a atenção, os fetos de lhama secos, que são usados para evitar o desabamento da casa, em eventual terremoto.
À noite, depois de excelente jantar, sempre em companhia do nosso amigo Maico, fomos nos encontrar com o atual Presidente do Club HD La Paz, Jean Jorge, numa Peña, casa de shows onde turistas e paceños se divertem. Durante o show, excelente por sinal, o Brasil foi homenageado com dois clássicos da nossa música popular: Tristeza, e Cidade Maravilhosa.
E hoje resolvemos testar o nosso mapa da Bolívia recentemente adquirido, fazendo um citytour em moto. Belo passeio, misturado com um pouco de prática em se mover pelo trânsito de La Paz.
A nossa estada em La Paz tem sido maravilhosa e isto se deve à receptividade que tivemos por aqui, mais especialmente pela atenção que o nosso amigo Maico tem nos dedicado, desde a reserva do hotel, nos guiar na chegada para evitar os bloqueios das ruas, sugestões de passeios, restaurantes, na aquisição de mapa roteável da Bolívia, reserva de passagens do trem para Uyuni, do hotel de sal e passeio pelo salar..., enfim, foi o nosso verdadeiro anjo da guarda. A ele o nosso mais sincero agradecimento. 

Levamos em nossa bagagem, muito boas lembranças de La Paz. Dos amigos que aqui fizemos, das noites duplamente estreladas (estrelas no céu, e as luzes das casas nas encostas seiscentos metros acima de nós, que a elas se assemelham), e da excelente comida do restaurante La Tranquera, anexo ao hotel Camiño Real (o “bife angosto argentino” é insuperável).

Amanhã tocaremos para Coroico. São somente oitenta e poucos quilômetros.












3 comentários:

  1. Caros amigos Osmar e Terezinha
    Estamos viajando com vcs, todo tempo.
    Aprendendo e curtindo !
    Que continuem tendo uma feliz viagem !
    Abreijos
    Benoni e Regininha

    ResponderExcluir
  2. Caros amigos!!
    Estamos curtindo muito a viagem cultural, que vocês estão fazendo.
    Que mapa roteável da Bolivia é esse? É para GPS Garmim?
    Me passe a dica!
    Grande abraço
    Carmem e Toninho

    ResponderExcluir
  3. Grandes amigos Benoni e Regininha, Carmem e Toninho! A viagem tem sido maravilhosa. Melhor seria, se os amigos estivessem por aqui.
    O mapa roteável da Bolívia que conseguimos, é muito bom, rico em detalhes. É para GPS Garmin, e é fornecido por GEOGROUP. Assim que tiver mais detalhes, passo para vocês. Abração, Osmar e Terezinha

    ResponderExcluir