sábado, 5 de outubro de 2013

El Mercadito

Sábado, 5 de outubro

Último dia em Los Angeles. Um almoço muito especial. Fomos até El Mercadito, ao norte da Cidade, região predominantemente de mexicanos, e ao som de Mariachis tocando clássicos como Malagüeña, Aca entre Nós, Caminos de Guanajuato, e tantos outros, degustamos comidas típicas, como uma “Arrachera” – carne de rês assada, frijoles refritos, guacamole, picles, arroz, chile e tortillas de maiz. Tudo autêntico.

Arachera



Rodeo Drive



Los Angeles

Sexta-feira, 4 de outubro
Estamos por aqui em Los Angeles, “meio atirados igual chapéu velho”. De um lado para outro, visitando a grande cidade. Parece não ter fim. Entrecortada por numerosas Higways, de cinco, seis pistas em cada sentido, todas sempre com muito movimento, chegando a congestionar em alguns horários de pico. Não é exatamente isto o que gostamos. Melhor era quando viajávamos pelas “scenic routes”, pelas pequenas cidades do interior. Mas a realidade chegou. Temos que encarar Los Angeles.

Pasadena City Hall
Hoje foi dia de citytour. Contratamos um para percorrer os principais pontos da cidade, disponível em português – assim dizia o folder. Mas qual o quê! O guia, muito simpático, só falava em inglês. Assim não dá meu! Fala mais devagar! Acho que entendi uns dez por cento do que ele falou. Os outros noventa ficaram por conta do Guia Visual – Folha de São Paulo, edição especial Califórnia, que nos acompanha desde o início da jornada. E lá fomos nós visitar o Chinese Theatre, Dolby Theatre, The Walk of Fame, Hollywood Sign, Sunset Strip, Rodeo Drive, Hollywood Bowl, La Brea Tar Pitz, Miracle Mile, The Original Farmer´s Market (onde tive a satisfação de verificar que o restaurante mais concorrido é brasileiro: o Pampas Grill), Melrose Ave, CBS Television, Paramount Studios, Chinatown, Staples Center, Walt Disney Hall, Cathedral of Our Lady...

Para facilitar nossa vida, nos mudamos para um hotel bem próximo do Aeroporto: é o Comfort Inn & Suites LAX Airport.
Centro de Los Angeles




Comprinhas...
Amanhã dedicaremos o dia às últimas compras, digo, às compras restantes. Domingo embarcaremos de volta. Segunda-feira, se Deus quiser, e Ele quer, café da tarde em casa.

quarta-feira, 2 de outubro de 2013

Simi Valley

Terça-feira, 1º de outubro
Poucas estradas para hoje. Fomos a Simi Valley visitar “The Ronald Reagan Presidential Library and Museum”, um fabuloso conjunto arquitetônico erguido no cume de uma colina, em honra ao 40º presidente dos Estados Unidos, que governou o país de 1981 a 1989.


Tudo muito organizado, tudo muito limpo, tudo na mais perfeita ordem. Os funcionários, na sua grande maioria pessoas da terceira idade, todos muito atenciosos e gentis, não pouparam esforços em nos atender, principalmente em falar devagar, para que pudéssemos entender as explicações dadas. Estão de parabéns. Todos muito simpáticos. E não precisa pagar nada para visitar o local. Tudo free.

Entre tudo o que vimos, chamou-nos a atenção grande painel de fotos de visitas que o ex-presidente fez a diversos países, e para nossa alegria, a primeira delas, em tamanho bem grande, é de sua visita ao Brasil em 1982, onde ele aparece cavalgando, ao lado do ex-presidente João Figueiredo, na Granja do Torto, em Brasília.
Também impressiona o avião utilizado por ele, o Air Force One. Está ali, intacto, exatamente como era no seu tempo, em um pavilhão especialmente construído para abrigá-lo, juntamente com o automóvel presidencial, um imponente Cadilac, as motocicletas utilizadas pelos batedores, e o carro onde iam os agentes de segurança do serviço secreto.



Daí fomos para Pasadena e estamos hospedados no Comfort Inn Near Old Town Pasadena. Muito bom!

terça-feira, 1 de outubro de 2013

Santa Barbara

Segunda-feira, 30 de setembro
Após excelente breakfast bem ao estilo americano com direito a waffers e hamburgers, rápida passada na San Luis Obispo Mission de Tolosa, missão fundada em 1º de setembro de 1772 pelo padre Junípero Serra, quinta do conjunto de 21 missões construídas pelos padres franciscanos, ainda é usada como igreja.
Mission San Luis Obispo de Tolosa
Saindo de San Luis Obispo continuamos pela CA-1 em direção ao sul, passando pelas cidades de Guadalupe, Orcutt e Lompoc até chegamos à cidade de Santa Bárbara.
É uma raridade no Sul da Califórnia: uma cidade inteira com um único estilo arquitetônico. Após o devastador terremoto de 1925, todo o centro foi reconstruído seguindo estritamente o estilo mediterrâneo. As ruas da cidade têm nomes espanhóis: Figueroa St., Carrillo St., Canon Perdido St., De La Guerra St., Ortega St., e por aí vai.
Rua em Santa Barbara


Aí fomos conhecer a Santa Barbara Mission. É uma das mais visitadas do Estado e a única que permanece em uso contínuo desde que foi fundada, em 1786. A fachada e o interior da igreja são em estilo clássico. Chamada de “Rainha das Missões”.
Mission Santa Barbara

Frei Usma

Interior da missão

Temos parentes por aqui. A.V.P. = Admodum Venerandus Pater (Pai Muito Venerado); R.I.P. = Requiescat In Pace (Descanse em Paz)

Em Santa Bárbara estamos hospedados no Quality Inn & Suites. Muito bom.

segunda-feira, 30 de setembro de 2013

San Luis Obispo

Sábado, 28 de setembro
Saindo de Oakland, cruzamos pelo centro de San Francisco e logo pegamos a CA-1, e seguimos rumo sul, sempre pelo litoral. Passamos por Half Moon Bay – acho que ali é a capital universal da abóbora: nunca vi tantas – e Santa Cruz. Belas paisagens, sempre com o Oceano Pacífico à nossa direita. Região de muitas plantações onde se destacam além da abóbora, beterraba, alcachofra e morangos.



Monterey

Baia de Monterey


Em Monterrey paramos para pernoite. Não demos sorte. Havia na região encontro de motos, e os hotéis estavam todos lotados. Como aqui funciona a lei da oferta e procura, os preços estavam lá em cima. Mas precisávamos ficar por aqui, para no dia seguinte visitar o famoso aquário da cidade.
Hospedamos-nos no Discovery Inn por exorbitantes US$179,00 (um bom motel, mas não para isso tudo).
Domingo, 29 de setembro
Começamos o dia visitando o Monterey Bay Aquarium, o maior aquário dos Estados Unidos. Mais de 500 espécies reproduzem a rica vida marina na área da baía de Monterey. E de quebra, visitamos também Cannery Row, área portuária de seis quadras, ao lado do aquário, retratada por John Steinbeck em seu livro “A Rua das Ilusões Perdidas”, que já foi o endereço de mais de 20 fábricas de sardinhas em lata, pescadas na baia de Monterey. Por volta de 1945 as sardinhas desapareceram, provavelmente pela pesca excessiva, e o local foi abandonado. As fábricas acabaram demolidas ou incendiadas. Os poucos prédios que restaram, hoje são ocupados por lojas e restaurantes modernos (Fonte: Guia Visual Folha de S. Paulo).
Prefeitura de Monterey

Monterey Bay Aquarium

Estranhas criaturas no aquário
Na sequência, conhecemos Pebble Beach – 17-Mile Drive. Este local de nome intrigante, chamou nossa atenção. O que será isso? Fomos conferir. Pagamos US$9,75 para entrar (o carro) e no folder que ganhamos (ganhamos?) assim descreve a região: “Bem-vindo a uma das mais famosas unidades de paisagem do mundo. Por favor, siga a linha vermelha tracejada na estrada e os marcadores 17-Mile Drive para fazer o seu caminho através da majestosa floresta Del Monte e ao longo da dramática (...) costa do Pacífico. Maravilhe-se com os maiores tesouros da natureza, veja os maiores marcos de golfe e desfrute de visitar Pebble Beach”.
O lugar é muito bonito, que começa por uma estrada bem cuidada através de um belo bosque nas montanhas, para logo chegar ao mar, onde condomínios, campos de golfe e resorts estão estrategicamente construídos para o deleite de seus sócios e proprietários. Para nós turistas, somente visitar e apreciar as belas paisagens.
Em Pebble Beach
Colada a Pebble Beach está Carmel-by-the-Sea, uma cidade sem sinais de trânsito, sem fios de luz, sem letreiros... Diversos estilos marcam as casas desta linda cidadezinha na encosta de uma montanha sobre o oceano.


 Continuando pela CA-1, chegamos a San Luis Obispo, já no final da tarde. Essa rodovia que segue sempre pela costa, é muito bonita, quase sempre se avistando o oceano. Em muitos pontos, está pendurada em barranco com precipícios de várias dezenas de metros. Há que se ter muito cuidado, e observar os limites de velocidade, que via de regra, variam de 15 a 35 milhas por hora. Não é uma rodovia para quem está com pressa de chegar.
Bixby Bridge

Aspecto da CA-1

A CA-1

Praia dos elefantes marinhos. Todos "sestiando"

Menos esses dois. Parece que estão de namoro

Hearst Castle, em San Simeon

Morro Rock, em Morro Bay

Jantinha, em San Luis Obispo


Estamos no Sands Inn & Suites. Muito bom.