Nosso destino é Matelândia, simpática cidade às margens da BR 277, próxima a Foz do Iguaçu, no Paraná. Vamos a convite do nosso amigo João Batista de Lima, para o lançamento do seu livro "VOLTA COMPLETA DE MOTO (ao mundo). Na ida, pequeno desvio por Ponta Grossa para visitar minhas irmãs que lá residem, e de quebra degustar um saboroso "baião de dois", que a Rose faz como ninguém. Aprendeu lá no Nordeste, com a sogra.
Isto atrasou um pouco a viagem. Anoiteceu e ainda estávamos na estrada. Mas o por do sol que presenciamos valeu a viagem. Magnífico!
Chegamos a Matelândia bem na hora do jantar, e que jantar! O João nos aguardava com o mais autêntico prato típico da cidade: um risoto no disco. Muitos convidados já estavam presentes, e a festa de lançamento do livro seria somente no dia 27, o que demonstrava a popularidade do nosso amigo.
Ficamos hospedados no Hotel Faeli, de propriedade do João.
27 de abril - Sábado
Nada para fazer, então vamos às compras. E lá fomos nós bater pernas pelo Paraguai, na Zona Franca de Ciudad Del Este. Um perfume e um óculos de leitura foi toda a nossa compra. Bom!
À noite, jantar na sede do Lions. Macarronada. Estava deliciosa.
28 de abril, Domingo
Finalmente o grande dia! Dezenas, ou melhor, centenas de motociclistas de várias partes do país se acotovelavam pelas dependências do CTG onde aconteceu o evento. E lá estavam, o João e sua esposa Eliete, recebendo e atendendo a todos. Foi uma sessão de autógrafos deveras concorrida.
O livro, como o próprio nome diz, o João relata a grande viagem que fez, de moto, dando uma volta completa ao mundo. Sem dúvida que uma das partes mais interessantes, é a que trata da passagem pela Rodovia Transiberiana. Um feito para poucos.
Terminado o almoço, iniciamos a viagem de volta, agora na companhia dos amigos Dolor e Ângela.
Anoitecia quando chegamos a Guarapuava. Resolvemos pernoitar ali mesmo. Ficamos no Hotel San Marino. Recomendo.
29 de abril, segunda-feira
Viagem tranqüila pela BR 277 até Curitiba, e depois pela BR 101 até Balneário, com direito a uma gostosa parada em Pirabeiraba, para degustar um marreco assado no restaurante Grün Wald.
Essa foi uma das viagens mais gostosas que já fizemos.
Agradeço ao João e à Eliete pela acolhida e pela oportunidade, e aos Grandes Caciques Dolor e Ângela, pela companhia.