quarta-feira, 30 de janeiro de 2013

Manaus - Agora Vai


Quarta-feira, 30 de janeiro
Agora vai. A boa notícia chegou. O barco Dois Irmãos, que nos levará a Manaus, confirmou passagem por Humaitá amanhã, dia 31, por volta das 4 de madruga. Então, nesta hora, faremos o grande sacrifício de estar no porto aguardando-o.
Universidade Estadual do Amazonas, campus de Humaitá

Agência da Receita Federal em Humaitá

Agora pela tarde fizemos os últimos acertos com o Pacheco, o chefe da agência que vende as passagens. Inclusive, ele gentilmente nos cedeu uma grande caixa térmica para levarmos algumas guloseimas, como frutas, refrigerantes, cervejas, e etc., e etc., apesar de que no preço da passagem estão incluídas três refeições diárias, e o barco possuir um completo serviço de bar. A conferir.
Olha a banan, olha o bananeiro!

Aguardando o barco
No barco não tem internet. Por este motivo, ficaremos fora do ar até sábado. Mas, em alguns trechos da viagem, haverá serviço de telefonia móvel, principalmente quando o barco estiver passando pelas cidades de Manicoré, Nova Aripuanã, Borba e Nova Olinda.
Então, até sábado!
Porto onde embarcaremos

Orla de Humaitá

Neste ponto, a BR 230, a Transamazônica, cruza o rio Madeira 

terça-feira, 29 de janeiro de 2013

Mais Humaitá


Terça-feira, 29 de janeiro
Um dia de descanso forçado para nós, aqui em Humaitá, enquanto aguardamos a confirmação do horário do barco. Aproveitei a parte da manhã para lavar a moto, que ainda trazia as marcas dos atoleiros e lamaçais da estrada para Cruzeiro do Sul e Mancio Lima.
Restaurante dos Amigos - Jantar fora

Um tucunaré assado.
À tarde, veio notícia do barco. Não boa. Vai atrasar um dia, por conta da carga que deverá levar de Porto Velho para Manaus. Isto significa que as ilustres visitas (nós) continuarão mais um dia por aqui, desfrutando a hospitalidade do povo humaitaense. Foi marcada nova data de embarque: dia 31 de janeiro, quinta-feira, pela madrugada. Não me agrada levantar de madrugada, mas, enfim...
Olha ela aí! Limpinha da Silva.

Prefeitura Municipal de Humaitá

Costelas de tambaqui fritas
Decidimos esperar o barco e irmos a Manaus por via fluvial. As informações que obtivemos acerca da BR 319, que liga Humaitá a Manaus não são boas. São cerca de 700 quilômetros sem asfalto, com muitos atoleiros, que tornam a estrada intransitável neste período de chuvas. E para complicar, o trecho não conta com a mínima infraestrutura, como postos de gasolina, hoteis, e restaurantes. Ou seja, o viajante precisa levar o seu combustível, comida e barraca. Isto para nós, duas pessoas em uma moto, complica demais.
Com tanta água por aqui!

Porto dos pescadores

Pescadores unidos

Mais uma vista da orla do rio Madeira
Os moradores de Humaitá com quem falei, dizem que esse trecho já foi asfaltado. Todo ele. Que era muito fácil ir daqui para Manaus, via terrestre. Mas que, não se sabe por que, nem a mando de quem, uma empresa que supostamente fora contratada para dar manutenção na estrada, só fez foi tirar o asfalto e depois desapareceu, deixando a população e os usuários à mercê de uma estrada sem condições de tráfego. Coisas que só acontecem em nosso país. Lamentável!
Até parece sabotagem para favorecer as empresas de transporte fluvial. Pronto, falei!
Vamos aguardar o barco.

segunda-feira, 28 de janeiro de 2013

Humaitá


Segunda-feira, 28 de janeiro.
De Porto Velho a Humaitá são apenas duzentos e poucos quilômetros pela BR 319, que atualmente se encontra em bom estado. Prosseguindo, esta rodovia vai até Manaus, mas nesta época do ano está intransitável, devido a fortes chuvas na região que ocorrem sempre nesta época, o chamado inverno aqui para eles.
Por do sol em Porto Velho

Catedral de Porto Velho
Logo na saída de Porto Velho, cruza-se o rio Madeira em balsa, bem ao lado onde está sendo construída uma bela ponte. Depois a rodovia segue floresta amazônica adentro, cortando imensa planície onde predominam grandes fazendas de criação de gado.
Ponte em construção sobre o Rio Madeira, em Porto Velho, vista da balsa

Isadora, este o nome da balsa. Belo nome!

BR 319, de Porto Velho a Humaitá
Importante frisar que neste trecho não existe posto de gasolina. Apenas dois ou três restaurantes à beira da estrada, de qualidade duvidosa. Melhor se prevenir com combustível, e água, biscoitos e frutas, caso queira lanchar durante a viagem.
Portal de Humaitá

Detalhe do portal de Humaitá

Alameda de acesso a Humaitá: tudo ajardinado. Muito bonito!

Rodoviária de Humaitá


Em Humaitá fomos logo procurando nosso contato para compra das passagens de barco. É o Pacheco, da Agência Nossa Senhora Aparecida, telefones (97) 9611-2961, 8108-1137, 3373-3232 e 8123-0542. Informa-nos ele que já nos reservou uma cabine no barco Dois Irmãos, que deverá sair de Humaitá na próxima quarta-feira, dia 30 de janeiro, por volta das seis horas da manhã, e chegar em Manaus em aproximadamente quarenta e oito horas de viagem, ou seja, chegará lá no dia 1º de fevereiro, sexta-feira, às seis da manhã. O preço da nossa passagem será de quinhentos reais (para os dois), aí incluídas as refeições, e mais trezentos reais para a moto.
A agência do Pacheco

Orla do rio Madeira, em humaitá

Igreja dos Navegantes

Acho que estou comendo demais!

Estamos hospedados no Hotel Macedônia.
Câmara de Vereadores

Terminal Hidroviário

Barcos que navegam pelo rio

Belo arco-iris

domingo, 27 de janeiro de 2013

Rio Madeira


Domingo, 27 de janeiro.
Dia de folga, inteiramente dedicado ao ócio. Nada para fazer. Apenas descansar. Alvorada já passando das oito. Mais de uma hora só para o café da manhã.
Depois saímos, a pé, explorando a cidade. No mercado público, grande quantidade de produtos típicos regionais, completamente desconhecidos para nós do sul. Quero provar de tudo, Terezinha não deixa.
No Mercado Público, remédito prá tudo!

Grande variedade de medicamentos...

Explicação detalhada sobre o ouriço e a castanha do pará

Mantas de pirarucu

Farinha de mandioca com coco, de Cruzeiro do Sul, Acre

Limpando um tambaqui. Em primeiro plano, um dourado

Biribá, parente da fruta do conde. Ao lado, pupunha

Cupuaçu

Olha eu provando uma pupunha cozida: gosto de castanha portuguesa

Tapiocas recheadas com coco (separadas por folhas de bananeira)

Pé de moleque (doce de amendoim, coco e goma de macaxeira)
Passeio de barco, pelo rio Madeira, passando próximo às obras de construção da barragem de Santo Antônio. A Usina Hidroelétrica Santo Antônio, em construção no Rio Madeira, a 8 quilômetros da cidade de Porto Velho, Capital de Rondônia, com previsão de estar concluída em 2015, faz parte do Complexo do Rio Madeira. Terá 44 turbinas para geração de energia elétrica, com potência de 73,5 megawatts cada, totalizando 3.150 MW. Será a segunda maior hidroelétrica de turbinas bulbo do mundo.
Uma lendária Maria Fumaça da EF Madeira Mamoré

Preparando para embarcar para passeio de barco

Petisco de pirarucu a bordo

Rio Madeira. Ao fundo, a ponte em construção na BR 319, para Manaus

Dragas de garimpeiros

Árvore do cupuaçu

Porto Velho, vista do rio Madeira

Casa flutuante

Curtindo o passeio, o barco, o rio, a vida...
A usina, juntamente com a de Jirau, também em construção no mesmo rio, são consideradas fundamentais para o suprimento de energia elétrica no Brasil a partir de meados de 2013 (Fonte: Wikipédia).
Caixas d´água, que abasteciam as marias-fumaça da EFMM

Dizem que é afrodisíaca...

Tacacá, caldo feito com a folha do jambu, goma, tucupi e camarão.

Palácio Getúlio Vargas, sede do governo do Estado

Universidade Federal de Rondônia

Busto de Getúlio Vargas, criador do Território de Guaporé

Busto do Presidente João Figueiredo, criador do Estado de Rondônia